Maggi deverá propor estabelecimento de cota para importação de leite do Uruguai

Publicado em 23/08/2017 08:36
Ministro se encontrará, na próxima semana, com colega uruguaio. Nesta terça-feira, houve encontro com representantes dos produtores que se sentem prejudicados

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deverá tratar, em encontro, em São Paulo, na próxima semana, com o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Tabaré Aguerre, da preocupação de produtores de leite com as importações desse produto uruguaio. O ministro deverá propor um acordo de cota, a exemplo do que já está em vigor com a Argentina.

Maggi recebeu, nesta terça-feira (22), de representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) sugestões de medidas que poderão inibir o volume de importação de leite uruguaio, que estaria desequilibrando os preços no Brasil.

Uma das propostas recebidas pelo ministro é de alterar a Instrução Normativa nº 11/1999, proibindo a compra para programas governamentais de produto lácteo não embalado no estabelecimento de origem, além da exigência da redução do período de validade em prateleira quando internalizado.

De acordo com a OCB, o Brasil foi destino de 86% do leite uruguaio em pó desnatado e 72% do integral, em 2017. Nos primeiros seis meses deste ano, já foram importadas 41.811 toneladas de leite em pó do país. A tarifa zero em vigor e a ausência de uma negociação de cota, tem desagradado a produtores nacionais.

Além da OCB, o ministro tem recebido apelos de representantes do setor, do governador gaúcho José Ivo Sartori e da senadora Ana Amélia (PP/RS), entre outras autoridades para interceder junto ao governo do Uruguai.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • leandro soethe Santa Helena - PR

    Sou pequeno produtor de leite, e não entendo o nosso governo, ou penso que nem eles se entendem! Como que um governo libera as importações sem controle de volume, e aí ficamos a merce do dolar, se sobe importa menos, se dolar baixa, importam mais! e aí agora essa avalanche de leite, e imagina o numero de produtores no Brasil que dependem diretamente do leite, pelo amor de Deus Sr. Ministro Blairo, organize pra nós fazendo um favor, confio no teu trabalho e conheço o Sr e sou vizinho da sua cidade natal. grande abraço.( LEANDRO SOETHE - SANTA HELENA - PR).

    0
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Quem dá as cartas, amigo Leandro Goethe, é a equipe economica, que dita uma atuação mais que ortodoxa!!!

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Não vai mudar nada. Quem manda no governo é o ministro da fazenda, Henrique Meireles, que faz tudo para baixar a inflação. Se o preço á pagar para ter comida barata for falir metade dos produtores de leite, eles vão fazê-lo. Para eles , vale quem tem mais voto, e o consumidor tem mais voto. Agricultor não tem voto. Isso vale para todas as outras culturas da agricultura. Usam a importação para baixar o preço pro povo da cidade, que nos chama de assassinos e destruidores da natureza.

      0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Leite - Não acredito que a importação é para baixar preço e favorecer o consumidor final... O esquema da importação é o esquema dos acordos comerciais - tipo, eu importo leite, mas te vendo automóvel.. Porque eles sabem que a cadeia produtora do leite é fraca em termo de organização e representatividade política. Sou produtor também e não consigo entender como que uma garrafa água (sabe-se lá como foi engarrafada) vale muito mais que um litro de leite . E leite de qualidade!!!! O que precisa é acabar com este governo e com todos esses políticos que vivem de acordos e de ladroagem -- e quem paga esta conta somos nós, produtores rurais.

      1