Filipinas abate quase 39 mil frangos para conter surto de gripe aviária

Publicado em 29/07/2020 08:18

LOGO REUTERS

As Filipinas disseram na quarta-feira que abateram quase 39.000 galinhas em uma fazenda de aves ao norte da capital Manila para conter um surto de gripe aviária, mais de quatro meses após a detecção de infecções em uma província próxima.

O Departamento de Indústria Animal do Departamento de Agricultura (DA) detectou a presença do subtipo H5N6 altamente infeccioso do vírus influenza A em uma fazenda produtora de ovos na cidade de San Luis, na província de Pampanga.

Ao confirmar o relatório, uma equipe de veterinários e agentes de saúde animal implementou imediatamente medidas de controle de emergência, abatendo 38.701 aves e descartando as carcaças, informou o DA em comunicado.

Em março, o AD detectou um surto de gripe aviária envolvendo o mesmo vírus em uma fazenda de codornas no município de Jaen, na província de Nueva Ecija, onde cerca de 1.500 codornas morreram e outras 12.000 foram abatidas.

A investigação inicial do DA mostrou a presença na cidade de San Luis de aves migratórias, que tem sido associada a surtos de gripe aviária em muitos países, incluindo as Filipinas.

A AD disse que os frangos de corte, a principal fonte de carne de aves, não foram afetados pelo último surto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário