Alemanha suspende exportação de carne suína à China após caso de peste, diz ministério

Publicado em 11/09/2020 13:50

LOGO REUTERS

As exportações alemãs de carne suína para a China e alguns outros países não membros da União Europeia estão temporariamente inviáveis e pararam após um caso de peste suína africana ter sido confirmado em um javali selvagem, disse o ministério da agricultura da Alemanha nesta sexta-feira.

As exportações de carne suína da Alemanha aos chineses são avaliadas em cerca de 1 bilhão de euros por ano, mas foram interrompidas pelo caso de peste suína no Estado de Brandemburgo, que tornou impossível a emissão de declarações obrigatórias para as exportações.

A doença não é perigosa para humanos, mas é fatal para porcos. Um surto massivo na China, maior produtora de carne suína do mundo, levou ao sacrifício de centenas de milhões de porcos no país.

A peste causou dois anos de aperto na oferta de carnes na China, impulsionando importações maiores de outras fontes de proteína e queda na confiança de consumidores sobre as cadeias de suprimento de suínos e alimentos.

"A maior parte dos certificados veterinários exigidos para as exportações de carne suína da Alemanha incluem uma declaração de que a Alemanha está livre da peste suína africana", disse um porta-voz do ministério alemão.

"Essa declaração não pode ser feita desde ontem para esses certificados."

As exportações de carne suína alemã para países da UE continuam devido a uma cláusula que estabelece que restrições a importações devem mirar a região em que o caso de peste suína foi descoberto.

"O governo alemão está no momento em negociações com países relevantes com o objetivo de revisar os certificados com uma cláusula de regionalização", disse o porta-voz do governo.

Os preços da carne suína na Alemanha caíram quase 14% nesta sexta-feira, principalmente por temores de que o surto de peste suína prejudique as exportações.

Leia Mais:

+ Alemanha confirma primeiro caso de Peste Suína Africana em javali

+ Coreia do Sul proíbe importação de carne suína da Alemanha após caso de Peste Suína Africana

+ Caso de peste suína em javali na Alemanha coloca exportações em risco

+ Preços do suíno na Alemanha despencam após PSA ter sido identificada em javali

+ OIE: Alemanha deve conter surto de Peste Suína para limitar as consequências comerciais

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário