OIE: Alemanha deve conter surto de Peste Suína para limitar as consequências comerciais

Publicado em 11/09/2020 09:28

LOGO REUTERS

A Alemanha deve seguir o exemplo da Bélgica e conter o surto de peste suína africana (PSA) localmente para animais selvagens para limitar as restrições comerciais às exportações de carne de suíno, disse a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) na quinta-feira (10).

Um caso de ASF foi confirmado em um javali perto da fronteira germano-polonesa no estado de Brandemburgo, levantando a preocupação de que alguns países irão impor proibições de importação de carne de suíno alemã ou de regiões onde ela foi encontrada.

A PSA é inofensiva para os humanos, mas mortal para porcos e surtos no Leste Europeu e na China afetaram severamente a indústria de carne suína local.

"É uma notícia muito ruim, mas o fato de estar em um animal selvagem e não em uma fazenda e de o surto estar perto da Polônia, que já está infectada, é menos problemático", Monique Eloit, Diretora Geral da OIE com sede em Paris, disse à Reuters.

“Ainda assim, ter PSA em animais selvagens mantém um alto risco de que passe para uma fazenda”, disse ela.

A Alemanha é um dos maiores exportadores de carne de suíno da União Europeia, juntamente com a Espanha, e seus principais mercados de exportação são a China e a Coreia do Sul.

Os países asiáticos, incluindo a China, regularmente impõem proibições à carne suína de regiões onde o PSA foi descoberto, causando perdas dolorosas de negócios. A Coreia do Sul já disse que proibirá a saída de carne suína da Alemanha a partir de 10 de setembro.

A Bélgica, que descobriu um surto de PSA em 2018, criou uma grande zona proibida em torno do surto para controlar javalis e permitiu atirar para reduzir o número de animais.

Também construiu uma cerca para evitar que se espalhasse pela França.

Isso impediu a disseminação geográfica e o alcance das fazendas, de modo que a Bélgica conseguiu reabrir alguns mercados de exportação, incluindo Índia, Vietnã e Cingapura.

"Eu acho que os alemães farão o mesmo. Eles estão se preparando há um tempo. Eles viram que a frente oriental se aproximava", disse ela.

O estado de Brandemburgo disse que vai impor uma zona de quarentena de 15 km ao redor da área onde o caso foi encontrado e proibir a caça enquanto a busca por mais javalis mortos é feita.

Leia Mais:

+ Preços do suíno na Alemanha despencam após PSA ter sido identificada em javali

+ Caso de peste suína em javali na Alemanha coloca exportações em risco

+ Coreia do Sul proíbe importação de carne suína da Alemanha após caso de Peste Suína Africana

+ Alemanha confirma primeiro caso de Peste Suína Africana em javali

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário