A propagação implacável da gripe aviária causa escassez de ovos na Coreia do Sul

Publicado em 08/02/2021 08:38

Uma padaria familiar na capital da Coreia do Sul está agitada mesmo durante a pandemia, enquanto os clientes procuram comprar sua famosa torta de nozes ou torta de queijo. Mas os donos da loja estão preocupados porque estão ficando sem um ingrediente importante: ovos.

“Fazemos uma caçada diária para encontrar o máximo de ovos possível, apesar do aumento do preço, porque não podemos assar nada sem ovos”, disse Kim Jeong-uk, que tem ajudado sua esposa a administrar a loja desde sua inauguração, há três anos. “Precisamos de cerca de 150 ovos por dia e estamos tendo problemas para obter a quantidade de que precisamos.”

A indústria avícola da Coreia do Sul foi afetada por um surto da cepa H5N8 altamente contagiosa da gripe aviária que levou ao abate de mais de 25 milhões de aves em todo o país desde outubro. Os preços dos ovos dispararam e estão empurrando para cima a inflação , com os preços dos alimentos em janeiro subindo mais rápido do que nos dois anos anteriores, apesar das rígidas regras de distanciamento social da Covid-19.

Dada a escala do abate, a Coreia do Sul está entre as mais atingidas do mundo, mas não está sozinha em suas lutas. Novas infecções de H5N8 e H5N1 foram encontradas em pelo menos uma dúzia de países da Europa, onde mais de 3,5 milhões de pássaros morreram, incluindo patos usados ​​para o famoso foie gras da França. A Índia , o segundo maior produtor de ovos, relatou casos em 13 estados e territórios.

“A gripe está se espalhando esporadicamente desta vez, em comparação com o que vimos em 2016-17, o que significa que é mais difícil para as autoridades fazer investigações epidemiológicas”, disse Lee Hyungwoo, pesquisador do Instituto de Economia Rural da Coreia . Ele vê os preços diminuindo após os feriados do Ano Novo Lunar, já que o número de galinhas poedeiras abatidas - 18% do total - é menor do que nos anos anteriores.

Os ovos vendidos por fazendeiros sul-coreanos quase dobraram em relação aos níveis do ano anterior, para cerca de 1.924 wons (US $ 1,71) por dez extragrandes. Os preços de varejo subiram 43%, para 2.477 won, de acordo com o ministério da agricultura. O frango, que um sul-coreano consome mais do que um japonês ou chinês, ganhou 16%.

Abastecimento Estrangeiro

Para esfriar os preços antes do Ano Novo Lunar, quando o consumo atinge o pico à medida que os ovos são usados ​​em muitos pratos tradicionais, como panquecas coreanas, o governo removeu as tarifas de importação de ovos frescos e produtos derivados até 30 de junho. Também está gerando mais de 20 milhões ovos dos EUA em 10 de fevereiro para aumentar a oferta.

Os preços se estabilizarão a partir do final deste mês, à medida que restaurantes e lojas de varejo começarem a substituir os ovos locais por produtos importados, disse o Ministério da Agricultura.

Embora isso possa ajudar a dona da padaria Kim, que está disposta a usar ovos importados desde que a qualidade permaneça a mesma, não é uma opção para a dona de casa Lee Hyunsil, pelo menos por enquanto. A professora aposentada de 61 anos da pequena cidade de Gunsan, uma cidade ao sul de Seul, tornou-se cada vez mais exigente com o que ela coloca na mesa de jantar depois que seu marido foi diagnosticado com câncer de próstata.

Com os ovos se tornando uma das principais fontes de proteína para seu marido, que não pode ter carne em sua dieta, a recente alta dos preços tem sido um fardo, disse ela.

“Eu não me importaria de comprar ovos importados se não fosse pela condição do meu marido”, disse Lee, que compra alimentos cultivados organicamente desde o diagnóstico. “Só espero que os preços não saiam do controle a ponto de ter que mudar para ovos importados.”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário