Frango, ovo, milho e inflação em fevereiro de 2021 e na vigência do real

Publicado em 10/03/2021 08:08

Em fevereiro, os preços do milho deram uma trégua e permaneceram relativamente estáveis em relação ao mês anterior (redução de 0,03%). Mas, sabe-se, foi uma trégua absolutamente efêmera, pois bastou a primeira semana de março para que acumulasse alta de cerca de 6% em relação aos dois meses anteriores.

Essa passageira estabilização em nada alterou o fato de que nos últimos 12 meses o preço do milho aumentou mais de 60%, enquanto na vigência do real (isto é, desde meados de 1994) acumula variação próxima de 1.030%, bem acima da inflação que (aqui medida pelo IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas) situou-se em 877%.

Quem mais padece com a explosão de preço do milho é o ovo que, à primeira vista, obteve ganho excepcional em fevereiro, já que o preço médio do mês foi mais de um terço superior ao de janeiro. Mas esse incremento resultou, muito mais, do baixo preço de janeiro. Tanto que, em 12 meses, a valorização do ovo não chega a 23%, ficando abaixo da inflação do período, já próxima de 30%.

Pior, porém, é o acumulado na vigência do real. Pois desde meados de 1994 o preço do ovo foi corrigido em pouco mais de 500%, índice que corresponde a menos da metade da correção de preços do milho.

Já o frango vivo, comparativamente à inflação, teve bom desempenho mensal e anual., mas continua aquém do índice inflacionário acumulado na vigência do real. Porém, em relação ao milho, permanece com os preços à distância, tanto em relação a fevereiro de 2020 como em relação ao acumulado nos quase 27 anos de vigência do atual padrão monetário brasileiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário