Exportações de carne suína tailandesa aumentam enquanto a PSA atinge rebanhos suínos em toda a Ásia

Publicado em 15/03/2021 09:01

A indústria de suínos da Tailândia está trazendo o bacon para casa depois que a Peste Suína Africana (PSA) matou milhões de suínos em toda a Ásia.

Enquanto as exportações gerais da Tailândia caíram 6% no ano passado em meio à pandemia de Covid-19, as exportações de suínos vivos aumentaram 339% em valor, já que a Tailândia é um dos poucos países asiáticos que não relatou um surto de peste suína africana. Os embarques de carne suína resfriada, congelada e processada aumentaram 69%.

O declínio nas exportações gerais da Tailândia, junto com uma queda impressionante no turismo em meio à pandemia, empurrou a economia para uma contração de 6,1% no ano passado, seu pior desempenho desde a crise financeira asiática. A economia deve crescer 2,5% -3,5% neste ano, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Com apenas 0,3% do total das exportações da Tailândia, as exportações de suínos não foram suficientes para compensar as quedas em outros produtos no ano passado, disse Phusit Ratanakul Sereroengrit, diretor-geral do Escritório de Política e Estratégia Comercial do Ministério do Comércio, em entrevista por e-mail . Mas Phusit espera que os embarques de carne suína e outros produtos alimentícios continuem crescendo neste ano, à medida que o governo pressiona para que a Tailândia seja "o produtor mundial de alimentos de melhor qualidade" e expanda sua participação no mercado global de alimentos.

Os embarques de produtos alimentícios, que representaram 10% do total das exportações da Tailândia, cresceram 2% em valor no ano passado. Este ano, o ministério pretende aumentar as exportações de “alimentos do futuro”, como alimentos orgânicos, funcionais e vegetais.

Abate de suínos

O futuro imediato, no entanto, pode estar nos suínos. Desde que o surto de peste suína africana atingiu a Ásia em 2018, mais de 6,7 milhões de animais morreram devido à infecção ou foram sacrificados, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde Animal. A Ásia foi responsável por 82% de todas as perdas de suínos globalmente entre 2016 e 2020, superando de longe a Europa e a África.

Os rebanhos de suínos no Camboja, Laos e Vietnã foram atingidos de forma particularmente dura. Dos suínos vivos que a Tailândia exportou no ano passado, o vizinho Camboja ficou com 61%, Vietnã 26%, Laos 10% e Mianmar 3%, de acordo com o Ministério do Comércio.

As exportações de carne suína tailandesa devem continuar crescendo em volume e valor nos próximos dois anos até que os rebanhos dos países vizinhos voltem aos níveis normais, ou quando as vacinas contra a febre estiverem amplamente disponíveis, disse o ministério.

Outros pontos-chave:

-Os embarques de suínos vivos e carne de porco saltaram 217% em valor em relação ao ano anterior, para US $ 675 milhões. Em janeiro de 2021, eles totalizaram US $ 65 milhões, um aumento de 34% em relação ao anterior

-Com a doença causando a escassez de carne suína na China, Hong Kong substituiu o Laos como o maior destino da carne de porco tailandesa. Cerca de 95% da carne suína resfriada e congelada da Tailândia foi para Hong Kong, com a participação do reino no mercado de carne suína de Hong Kong aumentando para 14,2% em 2020, de 3,3% um ano antes

-Cerca de 83% das exportações de carne suína processada foram para o Japão e cerca de 8% para Hong Kong

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário