EUA: volume de suínos está diminuindo enquanto a demanda está decolando

Publicado em 26/03/2021 10:01

Os fazendeiros norte-americanos que tentam reconstruir seus rebanhos de suínos cada vez menores estão segurando as matrizes repordutoras por mais tempo, aumentando o preço da carne apreciada pelos fabricantes de salsichas.

Para os produtores americanos, é um cabo de guerra entre se apegar às matrizes para criar mais leitões ou mandar as porcas para o abate para aproveitar os preços mais altos em anos pela carne procurada por seu saboroso teor de gordura. O dilema bem-vindo marca uma reviravolta em relação ao ano anterior e prepara o terreno para a indústria dos EUA retomar a expansão do rebanho após uma contração provocada pela pandemia.

“Os agricultores estão ficando otimistas de que haverá um mercado para a carne suína”, disse Len Steiner, diretor do Steiner Consulting Group em New Hampshire, em uma entrevista.

Liderando a demanda estão as porcas, que geralmente são animais mais robustos com carne gordurosa saborosa, procurada para produtos processados ​​como salsichas. Os preços das porcas mais que dobraram desde o início do ano para cerca de 87 centavos de dólar por libra, superando os ganhos de 44% para suínos prontos para abate, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

A disparidade surge à medida que os fazendeiros retêm mais de seus animais reprodutores com vistas à expansão. Há cerca de um ano, os produtores perderam acesso ao mercado quando as fábricas de embalagem de suínos fecharam. Alguns porcos foram vendidos a preços de pechincha ou doados de graça, enquanto milhares eram sacrificados e transformados em composto . Em dezembro, os fazendeiros mantinham a menor quantidade de criadouros em três anos.

“Alguns dos cortes que eles implementaram estão começando a acabar e eles ficarão com as porcas”, disse Steiner.

Isso poderia elevar ainda mais os preços das porcas e contribuir para os preços mais altos da carne em açougues, mercearias e restaurantes. Os preços dos suínos já dispararam nos EUA, com os futuros de suínos magros sendo negociados nos níveis mais altos desde 2014, à medida que novos surtos do vírus da peste suína africana na China ameaçam o maior rebanho de suínos do mundo.

O ressurgimento de doenças animais na China e os surtos no principal fornecedor de carne suína da Europa podem manter forte a demanda pelas exportações de carne dos EUA, já que os EUA começam a reabrir restaurantes e retomar eventos esportivos, aumentando as vendas domésticas de cachorros-quentes e outros produtos suínos.

Ainda assim, qualquer expansão do rebanho dos EUA poderia ser tênue para a indústria de produção de suínos de US $ 23,4 bilhões do país. O rebanho em 1º de março totalizou 74,8 milhões, uma queda de 1,8% em relação ao ano anterior, mostrou o relatório trimestral do USDA na quinta-feira. Essa foi uma queda maior do que o declínio de 0,2% previsto em uma pesquisa da Bloomberg. O rebanho reprodutor caiu 2,5%, ante estimativa de queda de 1,3%.

Independentemente disso, as porcas terão demanda para a produção de ninhadas ou produtos de salsicha como salsicha, de acordo com Terry Houser, especialista em carnes de extensão da Universidade Estadual de Iowa.

“As porcas realmente se prestam bem para triturá-las e colocá-las diretamente no produto”, disse Houser em uma entrevista. “Realisticamente, você não pode fazer um animal mais perfeito.”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário