USDA: PSA continua a atormentar o setor de suínos da Romênia
O número de surtos ativos de peste suína africana (PSA) na Romênia continua a diminuir, segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Em meados de março de 2021, a Romênia viu uma queda de 24% no número de surtos desde a mesma época em 2020. No entanto, o número de surtos de PSA em fazendas comerciais durante o primeiro trimestre de 2021 aumentou em relação ao ano passado. Um projeto de plano de ação de vigilância e controle da PSA está sendo considerado pelo governo romeno.
De acordo com os dados publicados pela Autoridade Nacional de Segurança Veterinária e Alimentar (ANSVSA), a partir de meados de março de 2021, 401 surtos de PSA estavam ativos na Romênia, incluindo 14 em fazendas comerciais.
Embora isso marque uma tendência de queda no número de surtos totais em relação aos primeiros trimestres de 2019 e 2020, a mídia romena relata que os casos da doença entre grandes fazendas de suínos, com estoques de menos 20.000 animais, é mais alto. Portanto, os reais impactos na produção de carne suína, destinação de carcaça, e as despesas com desinfecção são provavelmente mais altas.
0 comentário
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas
Frango/Cepea: Carne de frango ganha competitividade frente à suína e bovina
Ovos/Cepea: Preços são os menores para dezembro desde 2022