Código de Bem-Estar de Aves Poedeiras em fase de aprovação na OIE

Publicado em 21/05/2021 16:12

No próximo dia 25 de maio, a partir das 07 horas da manhã (horário de Brasília) estará ocorrendo em Paris,  reunião em que os delegados da Organização Mundial de Saúde Animal OIE deverão aprovar sem alterações texto que trata do BEM-ESTAR ANIMAL EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE OVOS COMERCIAIS.

A ASGAV, como representante da International Egg Commission - IEC e World Egg Organization, participou das discussões em curso desde 2019, e contribuiu para que o texto final que será votado nesta ocasião contemple todos os sistemas de produção de ovos, incluindo produção em gaiolas convencionais (texto inicial previa proibição deste tipo de sistema). Além disso, a entidade participou e contribuiu para que os parâmetros e critérios mínimos para oferecer bem-estar às poedeiras estivessem apresentados de forma clara e tecnicamente possíveis de adoção nas mais diversas realidades produtivas.

Após a aprovação, o texto irá integrar capítulo no Código Terrestre da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal), documento que serve de base na elaboração de legislações e regramentos de todos os países signatários, incluindo o  Brasil.

O texto proposto traz orientações gerais sobre medidas a serem adotadas, inspecionadas e mesuradas afim de oferecer boas condições de vida e produção às aves. Uma das características marcantes do texto é a orientação de avaliação do bem-estar das aves através de critérios mensuráveis tais como: aspectos gerais de saúde e condições físicas da ave; aspectos construtivos e de manutenção das instalações; ambiência das instalações de produção; práticas de manejo e treinamento do pessoal que maneja as aves.

Acompanhando todo este cenário e cumprindo com seu papel institucional, a ASGAV lançou em Janeiro/2021 o Programa de Certificação Ovos Plus Quality - OPQ, desenvolvido considerando todas as legislações vigentes e o texto da OIE, como uma opção de certificação voluntária para aqueles estabelecimentos que desejam comprovar suas práticas produtivas e atender mercados e consumidores mais exigentes. Todas as informações referentes ao Programa de Certificação OPQ podem ser consultadas no site www.ovosrs/ovosplusquality.

“Seguimos acompanhando as alterações e publicações que podem impactar o setor de ovos e estamos trabalhando para oferecer aos estabelecimentos produtores, condições de preparação e antecipação à possíveis novas exigências que provavelmente virão, após aprovação da O.I.E” informou Eduardo Santos – Presidente Executivo da Organização Avícola do Estado do RS.

Neste ano, o Programa Ovos RS também abordará o tema: BEM-ESTAR DAS POEDEIRAS na VIII edição do Encontro de Inovação e Capacitação Ovos RS programado para os dias 17 e 18 de Junho de 2021. Na ocasião produtores, colaboradores e técnicos que atuam em estabelecimentos membros do Programa Ovos RS, associados Asgav e de empresas parceiras e apoiadoras do Programa Ovos RS debaterão o tema, poderão conhecer mais sobre o programa de certificação Ovos Plus Quality e poderão acompanhar vídeo que está sendo preparado pelo CEO do IEC e WEO abordando as alterações que a aprovação do texto da OIE trará para os produtores brasileiros de ovos (informações no site www.ovosrs.com.br).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O.A.RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário