Estiagem no Paraná começa a afetar fornecimento de água para os animais

Publicado em 25/05/2021 11:25
Liderança da suinocultura cita o fato como uma preocupação a mais, além dos custos de produção com a alimentação dos animais em alta

LOGO nalogo

A falta de chuvas abundantes e regulares no Paraná, além de ter causado perdas de cerca de 40% para o milho safrinha, segundo o presidente da Aprosoja do Estado, Márcio Bonesi, agora afeta também o fornecimento de água para os animais. 

+ Paraná já perdeu 40% da safrinha de milho, mas prejuízos podem ser ainda maiores

Segundo levantamento do Notícias Agrícolas, há mais de um ano o Estado sofre com a irregularidade nas precipitações, e mesmo com chuvas pontuais ocorridas em algumas partes do Paraná, não bastou para sanar o déficit hídrico.

+ Chuvas irregulares completam um ano com consequências severas para agricultura brasileira

+ Seca persiste e 2021 é o ano mais crítico dos últimos 41 anos no Centro-Sul do Brasil, avalia Paulo Sentelhas

De acordo com o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Jacir José Dariva, suinocultores e avicultores das regiões norte, oeste e sudoeste do Paraná estão sofrendo com a situação.

"A gente já tem a preocupação com os custos de produção por causa dos insumos (milho e farelo de soja), com a quebra na safrinha, e agora temos que buscar água em córregos, rios, tentar achar água furando poços artesianos. Tudo isso tem mais custos ao produtor", disse.

Ele explica que algumas prefeituras das regiões mais prejudicadas pela falta de chuvas estão oferecendo auxílio aos produtores, enquanto outros produtores tentam buscar alternativas como, por exemplo, reduzir os alojamentos. 

"Neste final de semana choveu um pouco, mas não foi o suficiente. Ainda não tivemos que mandar suínos para abate por causa da escassez de água, as a situação pode trazer prejuízos na produção. A água que está sendo captada para oferecer aos animais não é de primeira qualidade, e deve afetar a reprodução", afirmou. 

mapas inmet chuvas 2405

mapas inmet chuvas 2405

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário