VBP dos ovos aponta redução de 5,4% em 2021

Publicado em 27/05/2021 08:59

Segundo dados divulgados pela Coordenação-Geral de Avaliação de Políticas da Informação (CGAPI) do MAPA atualizados para abril, enquanto o VBP da Agropecuária apresenta crescimento de 12,1%, o VBP da Pecuária indica evolução bem inferior, de 4,4%. E, nesse sentido, o VBP dos ovos contribui para esse menor índice positivo da Pecuária, pois atinge valor de R$16,921 bilhões, equivalendo a retração anual de 5,4%.

Acompanhamento do Ovosite tomando como base o Valor Bruto da Produção por quinquênio a partir do ano 2000 aponta que o valor atual também representa 15,2% de redução em relação ao maior valor do período analisado, enquanto na comparação com o recorde obtido em 2016 quando alcançou R$21,5 bilhões em valores deflacionados, o índice negativo atinge 21,3%.

A princípio, o VBP não deve mostrar elevação no curto prazo visto a necessidade premente dos produtores em minimizar os expressivos prejuízos enfrentados na comercialização do seu produto. E isso pode até significar uma necessária redução do plantel produtivo para fazer frente aos custos de produção. Com isso, o VBP dos Ovos pode ser ainda mais impactado negativamente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
OvoSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário