Ovo x Milho: em maio a relação de troca entre os produtos foi extremamente desfavorável aos avicultores

Publicado em 08/06/2021 09:17

Em maio o preço médio recebido pelo produtor na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou desvalorização mensal de 7,5%, enquanto na comparação com o mesmo período do ano passado apresentou índice positivo de 12,5%.

A saca de milho, por sua vez, apontou pequena valorização de quase 2,5% na comparação mensal enquanto em doze meses apresentou aumento extraordinário de quase 94%.

Com a desvalorização mensal na caixa de ovos e aumento no valor de aquisição da saca de milho, houve piora pelo terceiro mês consecutivo no poder de compra do avicultor em relação à matéria-prima.

Assim, enquanto em abril foram necessárias 15,9 caixas de ovos para adquirir uma tonelada do grão, em maio essa quantidade subiu para 17,6 caixas, significando o segundo mais baixo poder de compra do avicultor desde que o acompanhamento passou a ser realizado pelo Ovosite.

Na comparação com o mesmo período do ano passado quando foram necessárias apenas 10,2 caixas para adquirir a tonelada do grão, a perda atingiu quase 42%. Ou, ainda, piora de 41% em relação à média histórica de 10,4 caixas.

Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de junho apontam para uma necessidade superior a 17 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, significando perdas significativas que permanecem onerando expressivamente os produtores de ovos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
OvoSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário