Estabelecimentos da Indústria e Produção de Ovos associados ASGAV concluem processo de adesão ao SIF

Publicado em 25/06/2021 09:09

Desde 2017, quando da publicação do Decreto 9.013 que atualizou o RIISPOA (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal) e extinguiu a categoria de “estabelecimento relacionado – ER” exigindo a adequação dos estabelecimentos produtores de ovos, a ASGAV promoveu diversas ações para auxiliar seus associados.

Reuniões de alinhamento foram realizadas e suporte técnico foi disponibilizado para atender de modo coletivo e demandas pontuais de todos os estabelecimentos associados, bem como alinhamento e intermediação junto ao serviço de inspeção. A ASGAV também firmou parceria com o Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas que criou uma linha de trabalho para atender ao seguimento Postura Comercial. Por meio desta parceria, granjas participantes do Programa Ovos RS receberam a visita de analistas técnicos do SENAI que realizaram levantamento de como estava o estabelecimento em relação ao atendimento às regras do SIF, identificou itens que deveriam ser adequados e oportunidades de melhorias, além de conceder o selo do Programa Alimentos Seguros (PAS) àqueles estabelecimentos que atenderam os critérios do PAS.

Após um longo período de adequações e investimentos, os 25 estabelecimentos da Indústria e Produção de Ovos que atualmente compõem o quadro de Associados da Associação Gaúcha de Avicultura encontram-se regulares com o Serviço de Inspeção, sendo 23 deles Inspeção Federal - S.I.F.

Todos os estabelecimentos que produzem e comercializam ovos diretamente aos consumidores precisam possuir instalações adequadas para realizar as etapas de higienização, ovoscopia, classificação e embalagem dos ovos (sala de classificação). Esta instalação e os procedimentos nela realizados devem atender a legislação de inspeção de produtos de origem animal conforme o mercado consumidor que o estabelecimento atende: Sistema de Inspeção Municipal – S.I.M para produtos comercializados dentro do município onde está o estabelecimento produtor; Sistema de Inspeção Estadual – S.I.E para produtos comercializados dentro do estado e; Sistema de Inspeção Federal – S.I.F para produtos que serão comercializados para outros estados e exportados.

Produtos de origem animal com carimbo do sistema de inspeção garantem ao consumidor que o alimento foi inspecionado e produzido conforme a legislação vigente.
Confira a seguir os estabelecimentos da indústria e produção de ovos associados ASGAV, todos regulares com o Serviço de Defesa Animal e com os Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Asgav

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário