Brasil está finalizando argumentos contra proposta saudita redução de prazo de validade da carne de frango

Publicado em 29/06/2021 15:08 e atualizado em 29/06/2021 15:59
Segundo o Itamaraty, o país também está se articulando junto de outras nações que também serão afetadas pela intenção dos sauditas em reduzir o "shelf life" da proteína

LOGO nalogo

Desde meados de maio, a Arábia Saudita propôs à Organização Mundial do Comércio (OMC) a redução do prazo de validade (shelf time) da carne de frango importada, e os países afetados pela medida, incluindo o Brasil, têm até o início de julho para apresentar à Organização seus argumentos para impedir a alteração. 

No dia 11 de maio, a companhia de frigoríficos BRF divulgou que o país saudita havia solicitado à OMC a a redução do prazo de validade da carne de frango importada de um ano para três meses, estabelecendo prazo de 60 dias a partir da notificação para que os países afetados apresentassem seus argumentos à Organização. A notícia veio poucos dias após a Arábia Saudita suspender a habilitação de 11 frigoríficos brasileiros que exportavam a proteína avícola para o país. 

+ Arábia Saudita reduziu pela metade o número de frigoríficos de aves brasileiros habilitados

+ Após suspensão de frigoríficos, Arábia Saudita quer reduzir prazo de validade da carne de frango

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), além das gestões bilaterais realizadas pelo Embaixada do Brasil em Riade junto às autoridades locais, o tema será discutido multilateralmente na OMC. "Na próxima reunião do Comitê SPS da OMC, que ocorrerá de 14 a 16 de julho próximo, o Brasil apresentará preocupação comercial específica (STC, na sigla em inglês) contra as suspensões sauditas de frigoríficos brasileiros", imformou o Itamaraty, em nota. 

O Ministério apontou ainda que os comentários técnicos à notificação da Arábia Saudita estão sendo finalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e serão apresentados à Organização dentro do prazo estabelecido na notificação. "Além disso, o Brasil vem-se coordenando com outros países potencialmente afetados pela medida", pontuou o MRE, em nota. 

Segundo o Itamaraty, "é preocupante a proposta saudita de redução dos prazos de validade para carne de frango, sobretudo diante dos potenciais efeitos negativos para nossas exportações. Na perspectiva brasileira, a referida medida não está em consonância com o sistema multilateral de comércio, especialmente no que diz respeito aos Acordos SPS e TBT da OMC"

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal )ABPA), Ricardo Santin, a entidade está subsidiando o MAPA com informações sobre a avicultura brasileira e exportações, e também o Conselho Mundial de Avicultura (IPC, na sigla em inglês). 

Para Santin, a proposta saudita de reduzir o tempo de prateleira da carne de frango importada não fecha o mercado para o Brasil, "mas torna muito difícil" por questões logísticas. 

+ Suspensão de frigoríficos pela A. Saudita pode prejudicar preços do frango no Brasil e abalar reputação no mercado externo

+ Arábia Saudita afirma que suspensão de frigoríficos de aves no BR foi motivada por questões sanitárias

+ Suspensão de frigoríficos pela Arábia Saudita pode gerar prejuízo de R$ 25 milhões/mês no RS

+ Câmara Árabe-Brasileira aponta possível pressão da avicultura saudita para suspensão de frigoríficos do BR

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário