Câmara Árabe-Brasileira aponta possível pressão da avicultura saudita para suspensão de frigoríficos do BR

Publicado em 07/05/2021 11:06 e atualizado em 07/05/2021 11:38
Tamer Mansour - Secretário Geral da Câmara Árabe-Brasileira
Entidade aguarda posicionamento oficial da autoridade sanitária da Arábia Saudita explicando a motivação pelo corte nas fábricas habilitadas

Podcast

Entrevista com Tamer Mansour - Secretário Geral da Câmara Árabe-Brasileira sobre a Arábia Saudita Suspende 11 Frigoríficos

Download

LOGO nalogo

Segundo o secretário-geral da Câmara Árabe Brasileira, Tamer Mansour, a instituição aguarda por um posicionamento oficial por parte da autoridade sanitária da Arábia Saudita, a Saudi Food and Drug Authority (SFDA), explicando a razão da suspensão de 11 frigoríficos brasileiros que eram habilitados a exportar canre de frango para o país árabe. "O país entra em mais um feriado prolongado pela religião muçulmada, e esperamos que até o dia 16 de maio este comunicado chegue até nós, mas por ser uma questão urgente, pode ser que a informação chegue entre a próxima segunda ou terça-feira (10 ou 11 de maio", afirmou Mansour.

+ Arábia Saudita reduziu pela metade o número de frigoríficos de aves brasileiros habilitados

O embargo das plantas frigoríficas foi informado ontem pela SFDA por meio de uma lista atualizada das empresas brasileiras autorizadas a exportar a proteína para a Arábia Saudita e pontuando 11 das 22 na lista como suspensas. O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil informaram por meio de nota conjunta que foram pegos de surpresa pela decisão, tomada de forma unilateral.

+ Arábia Saudita suspende exportação de carne de aves de 11 estabelecimentos do Brasil

De acrodo com Mansour, apesar de não haver uma motivação informada oficialmente pelo governo saudita, há a possibilidade de que a medida tenha sido tomada após pressão do setor de avicultura local para que o consumo dos produtos feitos no país aumente. 

"A Arábia Saudita já vem há alguns anos se planejando para aumentar a produção avícola local, com intenção de se tornar, no mínimo, 60% autossuficiente para abastecer a população local", disse Mansour. 

No primeiro quadrimestre deste ano, o país árabe foi o segundo que mais importou carne de frango do Brasil, representando 14% do share e ampliando em 18,3% as aquisições no comparativo com o mesmo período de 2020. Para Mansour, o aumento nas compras neste período pode ser observado como uma formação de estoque estratégico. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Marcos Silva Marialva - PR

    Parece-nos óbvio a razão de medidas do tipo por parte dos países árabes, não? O que é que o Brasil, que sempre foi um país neutro, pretende ganhar apoiando abertamente Israel em suas demandas? Não seria muito mais lógico manter nossa tradicional postura neutra no conflito árabe-israelense e continuar fazendo fluir normalmente o comércio com ambas as partes? Acreditamos de fato que a postura de afronta gratuita adotada pelo Brasil em relação à China e aos países árabes não teria nenhuma consequência?

    7