No primeiro semestre de 2021 carne de frango foi o 9º principal produto exportado pelo Brasil
Os dados da SECEX/ME apontam que a carne de frango in natura foi, pela captação de receita, o 9º principal produto exportado pelo Brasil no primeiro semestre de 2021, o que significa que o produto perdeu uma posição em relação ao mesmo semestre do ano passado.
Mas não foi devido à queda de receita como ocorreu em 2020 quando, devido aos entraves logísticos desencadeados pela pandemia, a carne de frango recuou, no primeiro semestre, da quinta para a oitava posição. Pelo contrário, desta vez o produto encerrou o período com incremento de receita próximo de 9%.
Na verdade, dos 10 principais produtos exportados pelo País no semestre, sete deles viram sua participação na pauta sofrer retração em relação ao ano passado. Ou seja: apenas três – minério de ferro, petróleo e manufaturados de ferro/aço – registraram aumento de participação, a mais significativa expansão recaindo sobre o minério de ferro, cuja receita no semestre aumentou 126%.
E como esses e outros produtos tiveram evolução de receita mais significativa que a da carne de frango in natura, a participação desta na pauta cambial retrocedeu quase 20%, correspondendo a apenas 2,31% da receita obtida pelo País com as exportações.
0 comentário
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas
Frango/Cepea: Carne de frango ganha competitividade frente à suína e bovina
Ovos/Cepea: Preços são os menores para dezembro desde 2022