Bloomberg: Peste Suína Africana se aproxima dos EUA

Publicado em 30/09/2021 08:29

Pouco depois que as autoridades detiveram seis migrantes da República Dominicana que desembarcaram na costa oeste de Porto Rico em 24 de setembro, uma equipe de investigadores em trajes de proteção brancos desceu à praia. Eles não estavam procurando por drogas ou contrabando, mas outra ameaça: carne suína.

O Hemisfério Ocidental registrou seu primeiro surto do vírus da peste suína africana (PSA) em quase 40 anos em 28 de julho em fazendas de suínos na República Dominicana. Em setembro, a doença devastadora foi encontrada no vizinho Haiti. Agora os EUA, o maior produtor mundial de carne suína depois da China, estão lutando para evitar que a doença chegue à costa e fechando sua indústria de exportação de carne suína de US $ 7,7 bilhões .

Embora Porto Rico esteja a mais de 2.200 milhas das fazendas de suínos de Iowa, é parte dos Estados Unidos. E está experimentando um aumento dramático no número de migrantes indocumentados de focos de febre suína africana. Isso está gerando temores de que um surto na ilha caribenha possa desencadear a proibição da exportação de todos os produtos suínos dos EUA.

“Este não é um problema apenas de Porto Rico”, disse o secretário da Agricultura da ilha, Ramón González. “Este é um problema para todos os Estados Unidos.”

A peste suína africana, ou PSA, é uma doença viral hemorrágica que atinge os rebanhos suínos, geralmente matando um animal em 10 dias. “Eles basicamente sangram”, diz Liz Wagstrom, veterinária-chefe do National Pork Producers Council , um grupo da indústria que representa 60.000 criadores de suínos nos Estados Unidos. “Esta é provavelmente a doença suína mais temida que existe.”

O que torna a PSA tão perniciosa é que é difícil de erradicar e tão fácil de transmitir. Os pesquisadores encontraram o vírus enterrado na medula óssea de porcos mortos há muito tempo e em produtos de presunto curado. Acredita-se que um surto de 2018 na Bélgica esteja relacionado a um pedaço rebelde de carne de porco, descartado durante operações militares ou por um caminhoneiro de longa distância, que foi comido por um porco selvagem. A doença acabou se espalhando para fazendas comerciais. O vírus também pode viajar em pequenas quantidades de sujeira e esterco.

Como não há tratamento ou cura para a PSA, o abate em massa é uma das poucas maneiras de controlar a doença. A República Dominicana já abateu mais de 65.700 porcos este ano, enquanto tenta evitar a repetição de um surto da década de 1970 que a levou a exterminar todo o seu estoque de suínos - mais de 1,4 milhão de animais. A China tem lutado contra vários surtos desde que a doença foi detectada pela primeira vez em 2018. A PSA está agora presente em 50 países na África, Europa e Ásia

“Esta pode ser facilmente a crise sanitária animal mais séria de nossa geração”, diz Gregorio Torres, chefe do departamento de ciências da Organização Mundial de Saúde Animal , órgão com sede em Paris que ajuda a coordenar a resposta global aos surtos por meio da divulgação de informações e publicação de diretrizes de saúde e segurança que podem afetar o comércio internacional. Não é apenas um problema para operações comerciais de gado. Muitas famílias pobres no Caribe e em outros lugares dependem da criação de suínos de subsistência, diz Torres.

No início deste mês, o Departamento de Agricultura dos EUA pediu à Organização Mundial de Saúde Animal para rotular Porto Rico e as Ilhas Virgens dos EUA como " zona de proteção contra doenças animais estrangeiras " - o que significa que eles seriam classificados como jurisdições separadas quando se trata de comércio global.

Os EUA não importam produtos suínos do Haiti ou da República Dominicana porque os dois países também têm a peste suína clássica, menos mortal. Porto Rico proibiu recentemente a exportação ou transporte de qualquer produto de carne de porco para o continente americano, incluindo a onipresente empanadilla de iguarias locais . E os portos e aeroportos da ilha estão sendo fortemente monitorados, inclusive por cães farejadores de carne de porco.

Mas as rotas de contrabando de migrantes são mais difíceis de patrulhar, disse o porta-voz da Alfândega e Proteção de Fronteiras, Jeffrey Quiñones.

Ao longo de algumas horas em 24 de setembro, os funcionários do CBP encontraram seis yolas , ou pequenas embarcações, ao longo da costa oeste de Porto Rico. Em um local de desembarque, os policiais apreenderam um barco chamado Blessing junto com seis migrantes sem documentos. Alguns dos outros passageiros teriam escapado por um campo de golfe próximo.

Espalhados pela praia, os funcionários encontraram mortadela embrulhada em plástico e latas de salsicha feitas na República Dominicana, algumas das quais explodiram no calor intenso - uma refeição pronta para os porcos selvagens da região.

Mas também havia ameaças menos óbvias em meio ao lixo. Apontando para um par de tênis encharcados, Quiñones disse que se eles tivessem sido usados ??em uma fazenda afetada na República Dominicana ou no Haiti, eles poderiam estar carregando ASF. “O vírus pode estar na sola dos sapatos”, disse ele. “É por isso que é tão difícil parar.”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário