Ovos: plantel produtivo apresenta nova retração em outubro
Em outubro o plantel de galinhas para produção de ovos comerciais brancos e vermelhos segue apresentando retrocesso pelo sétimo mês consecutivo.
O plantel instalado (desconsiderados a mortalidade) atinge 120,3 milhões e representa queda mensal de 0,4%, enquanto na comparação com outubro do ano passado, a redução alcança 2,6%. Considerando o maior plantel já instalado no setor - março último, pouco superior a 128 milhões de cabeças - a redução aponta índice negativo de 6,1%.
Embora o plantel produtivo continue retraindo, os produtores de ovos seguem não conseguindo acompanhar o aumento no custo de produção, enquanto na ponta final do comércio varejista se percebe maior esgotamento do consumidor, mesmo tendo nas prateleiras um produto de menor dispêndio financeiro.
Outubro pode significar maior movimentação do produto diante das diversas ações que tendem a acontecer visando as comemorações da semana nacional do ovo. É momento favorável, também, para mostrar ao consumidor o grande desafio vivenciado pelas empresas de postura comercial, convivendo com preços onerosos desde o segundo semestre do ano passado.
0 comentário
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA