Ovo: em setembro preço na granja atingiu o segundo pior desempenho do ano na relação com o varejo

Publicado em 27/10/2021 08:01

Dados divulgados pela Fundação Procon em convênio com o Dieese indicam que a cesta básica de setembro apresentou evolução mensal de 1,65%, com o grupo dos alimentos apontando índice positivo praticamente igual. Compondo esse grupo, a dúzia de ovos apresentou incremento de 5%, enquanto em doze meses atingiu 31,8%.

Na base de produção houve queda de quase 7,7% sobre o mês anterior, enquanto na comparação em doze meses atingiu índice de crescimento excepcional de 59,8%.

O resultado foi um preço médio recebido pelo produtor equivalendo a 39,8% do valor recebido no varejo, significando piora mensal de 5,5 pontos percentuais e a segunda pior relação do período analisado.

O preço médio recebido pelo produtor no decorrer de outubro já se encontra abaixo do alcançado em setembro e, considerando o valor médio praticado pelo varejo nos últimos sete meses, a relação tende a superar novamente os 40%. De toda forma, isso tem pouco significado considerando a grande diferença entre o preço na base de produção e o comercializado no varejo. Isso porque os varejistas trabalham com rentabilidade na comercialização do produto, enquanto os avicultores convivem com preços onerosos.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ovosite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário