Desempenho do frango (vivo e abatido) na 45ª semana de 2021, segunda de novembro
A linha de evolução do preço do frango abatido apresentada no gráfico abaixo aponta que a média da segunda semana de novembro (7 a 13, cinco dias de negócios), da ordem de R$7,00/kg, ficou abaixo da média alcançada na última semana de outubro (perto de R$7,10/kg). E isto – excetuada a primeira quinzena de cada novo exercício – é fato, senão inédito, absolutamente raro no setor.
Em outras palavras, o frango abatido passou por aquele que é o período mais dinâmico de vendas do mês sem qualquer reação a esse momento. Pelo contrário, em vez da alta habitual, viu seus preços retrocederem àquele que é o mais baixo nível dos últimos quatro meses, isto é, desde a primeira quinzena de junho. Com isso, completou a primeira metade de novembro com a pior média das oito últimas quinzenas.
Neste caso, comparativamente ao preço do abertura do mês, o frango abatido chegou ao final da primeira quinzena de novembro valendo 2,13% menos que na abertura. Mas os efeitos mais severos dessa fraca reação ao período recaíram diretamente sobre o frango vivo que, em idêntico espaço de tempo, perdeu 10% do valor que vinha vigorando desde 15 de julho passado.
Em decorrência dessas quedas, frango vivo e abatido alcançam, no momento, preços médios entre 4% e 5% inferiores aos de outubro último. E, comparativamente a novembro de 2020 – quando foi registrada a melhor média do ano que passou – o incremento de preço se encontra entre 22% e 24%, a menor diferença anual dos últimos 10 meses (sem que os custos tenham retrocedido na mesma proporção).
0 comentário
Embrapa Suínos e Aves: Custos de produção de frangos de corte caem em agosto; produzir suíno ficou mais caro
Ovos/Cepea: Novo recorde de produção mantém pressão sobre cotações
Preços estáveis encerram esta sexta-feira (13) para o mercado do frango
Mercado de suínos mantém cotações estáveis, na maioria, e pontuais altas para o animal vivo em algumas praças
Frango/Cepea: Carne amplia competitividade frente a concorrentes
Suinocultura independente: preços ficam na estabilidade nesta quinta-feira (12)