Produção e exportação de carne suína em 2021 devem ser recorde, segundo a ABPA

Publicado em 16/12/2021 09:40 e atualizado em 16/12/2021 12:18
Apesar de sinalização da China para aumento das tarifas de importação devido ao alto estoque nacional, projeção para 2022 é de aumento de 7,5% nos embarques, de maneira geral

Logotipo Notícias Agrícolas

De acordo com informações divulgadas em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (16), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), anunciou que tanto a produção de carne suína, quanto às exportações e o consumo per capita projetados para 2021 e 2022 são recordes históricos.

A entidade pontua que a produção da proteína deverá alcançar neste ano até 4,7 milhões de toneladas, número 6% superior ao registrado no ano passado, com 4,436 milhões de  toneladas. Já o volume projetado para 2022 poderá chegar até 4,850 milhões de toneladas, volume 4% maior em relação a 2021. 

No caso das exportações, a perspectiva é de embarques totais neste ano de até 1,130 milhão de toneladas, número 10,5% superior ao alcançado em 2020, quando foi registrado resultado de 1,024 milhão detoneladas. Em 2022, as vendas internacionais poderão chegar a 1,2 milhão de toneladas,volume que supera em 7,5% as exportações projetadas para 2021. 

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, pontua que, mesmo com o trabalho de retomada da suinocultura chinesa, que importa a maior parte da carne suína brasileira, e da retomada da taxação de importação da proteína, saindo de 8% e voltando para 12%, o gigante asiático deve seguir como grande parceiro comercial do Brasil.

Leia mais:

+ China vai cobrar tarifas mais altas sobre as importações de carne suína em 2022 em meio a excesso de oferta

+ Província de Hebei, na China, registra peste suína africana em caminhões de suínos

Santin pontua que houve abates antecipados de matrizes na China, o que aumentou a oferta de carne localmente, mas que no primeiro trimestre do ano que vem, com o feriadão de Ano Novo Lunar, boa parte desse estoque deve ser consumido, e o segundo trimestre deve ser de importações mais aquecidas por parte do país. 

"Além disso, mesmo que a China reduza um pouco as importações nesse curto prazo, teremos a Rússia de volta às compras, a população da China crescendo e cada vez mais pessoas tendo acesso à proteína. Outro ponto é que há o trabalho de prospectar mais mercados para parceria comercial com o Brasil, como Canadá, por exemplo", disse.

Em relação ao mercado interno, segundo a ABPA, o consumo per capita deverá alcançar este ano 16,80 quilos, nvalor 5% maior que o consumo registrado em 2020, com 16,06 quilos. Já em 2022,o consumo per capita projetado alcança 17,30 quilos, número 3% maior que o esperado para 2021.

Custos de produção

Segundo o presidente da entidade, Ricardo Santin, os custos de produção em patamares elevados "vieram para ficar", e isso não apenas quando se fala em grãos, uma vez que os produtores de milho e soja também estão sendo pressionados pelo aumento nos custos dos insumos.

Santin ressalta que houve aumento também nos preços de embalagens plásticas, papelão, embalagens rígidas e também no óleo diesel para o transporte de cargas, fatores que também compõem esta cesta de custos que devem permanecer elevados no ano que vem. 

carne suína abpa
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário