Reuters: Suinocultores alemães desistem da atividade com preços e demanda em baixa

Publicado em 22/12/2021 08:34

Logotipo Reuters

O número de suínos nas fazendas alemãs caiu para o menor em 25 anos e mais produtores estão desistindo da criação de suínos devido à fraca demanda e aos baixos preços da carne suína, disse o escritório nacional de estatísticas da Alemanha na quarta-feira (21).

O número de animais nas fazendas alemãs em novembro de 2021 caiu 9,4% no ano, para cerca de 2,45 milhões de animais, disse a agência, o menor desde 1996.

Cerca de 18.800 fazendas alemãs estavam envolvidas na produção de suínos em novembro, queda de 7,8% no ano. O número de fazendas de suínos caiu 39,1% nos últimos dez anos.

“Os motivos incluem a baixa demanda dos varejistas e de exportação, juntamente com os baixos preços da carne suína”, disse o escritório.

O mercado de carne suína da Alemanha sofreu este ano com a interrupção contínua das exportações da peste suína africana (PSA), bloqueios antipandêmicos que reduziram a demanda em restaurantes, varejo e setor de hospitalidade, além de uma tendência geral de afastamento do consumo de carne.

A China e outros compradores proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020, depois que o primeiro caso de PSA foi confirmado em javalis no leste da Alemanha, perto da fronteira com a Polônia, mas as vendas de carne suína alemã na Europa continuam.

Os preços dos suínos alemães praticamente não mudaram este ano, atualmente em torno de 1,23 euros o quilo de peso de abate. Mas isso é bem abaixo dos 1,47 euros o quilo antes do primeiro caso do ASF em setembro de 2020.

Cortar o número de javalis será crítico para combater a PSA na Alemanha, disse o recém-nomeado ministro da Agricultura do país na semana passada.

Já ocorreram cerca de 3.010 casos de PSA em javalis nos estados de Brandemburgo, Saxônia e Mecklenburg-Vorpommern, todos perto da fronteira com a Polônia, onde javalis vindos da Polônia ajudaram a espalhar a peste suína.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário