Itália realizará abate de javali em Roma para conter a peste suína africana

Publicado em 10/05/2022 08:53

Logotipo Reuters

A Itália lançará um abate de javalis ao redor de Roma depois que a peste suína africana foi encontrada em um dos milhares que vivem na capital italiana e nos arredores, disseram autoridades locais nesta segunda-feira.

Um surto isolado da doença mortal dos porcos foi relatado no noroeste da Itália no início do ano, e o caso encontrado em Roma na semana passada – o primeiro detectado no centro da Itália – provocou temores de uma epidemia em expansão. 

Andrea Napoletano, um assessor próximo do presidente da região do Lácio que circunda Roma, disse à emissora estatal Rai que o plano é reduzir "seletivamente" a população de javalis de Roma.

A região proibiu piqueniques e ordenou que lixeiras fossem cercadas em grandes áreas do norte de Roma, onde a doença foi encontrada. A população de javalis do Lácio muitas vezes entra na cidade, procurando comida em latas de lixo que muitas vezes transbordam.

Em um comunicado na segunda-feira, a região do Lácio disse que dos 16 testes realizados em javalis após a detecção do primeiro caso na semana passada, dois foram "muito provavelmente" positivos para a peste suína. Os resultados definitivos ainda não estavam disponíveis.

A ministra da Saúde Júnior, Andrea Costa, disse que a disseminação de javalis é um problema em toda a Itália e que um "abate em larga escala" é necessário em todo o país, apesar das preocupações de grupos de direitos dos animais e ambientalistas.

A peste suína africana é inofensiva para os seres humanos, mas muitas vezes fatal para os porcos, levando a perdas financeiras para os agricultores. Originou-se na África antes de se espalhar para a Europa e a Ásia e matou centenas de milhões de porcos em todo o mundo.

A China suspendeu as importações de carne suína da Itália em janeiro, depois que a doença foi detectada em um javali na região noroeste do Piemonte.

O governo italiano posteriormente nomeou um comissário especial para coordenar as medidas destinadas a eliminar a doença.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário