Itaú BBA: oferta contida no mercado de ovos sustenta preços

Publicado em 24/05/2022 15:53
Segundo análise do banco, entre as proteínas animais, apenas os ovos e o leite tiveram a produção reduzida no primeiro trimestre de 2022

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo análise do banco Itaú BBA a respeito do mercado de ovos no Brasil, divulgada nesta terça-feira, a redução de 2,3% na oferta do produto no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado ajuda a sustentar os preços no setor. O número divulgado na análise é resultado de pesquisa em relação à produção brasileira realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O reporte do Itaú BBA pontua que desde o segundo semestre de 2020, com a elevação dos custos de produção para o setor, a relação de troca entre os ovos e a ração consumida pelas poedeiras atingiu o pior nível da série histórica, iniciada em 2006.

Até janeiro deste ano, as margens seguiam mais apertadas, mas houve reação do setor. O ano de 2021 terminou com alojamentos de pintainhas de postura 6% inferiores ao registrado em 2020. A redução em sequência na produção resultou em uma elevação de 23,6% entre janeiro e abril deste ano em relação ao período do ano passado (referência São Paulo). 

"Do lado da ração, houve um certo alívio nos componentes (milho e farelo de soja) a partir de abril. A média parcial dos preços do milho em maio (até o dia 19), em Sorocaba, por exemplo, foi 9,5% abaixo de fev/22, enquanto o farelo de soja em Campinas recuou 13,7% no mesmo comparativo", aponta a análise.

Ainda segundo o reporte do banco, mesmo com a tendência sazonal de queda na curva de preços após o mês de abril, com a queda da demanda pós Quaresma, o recuo de 15% em abril de 2022 no alojamento de pintainhas em relação ao mesmo mês do ano passado deve evitar uma queda brusca de preços.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas+Itaú BBA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário