Itaú BBA: 1º tri é de queda nos abates de frangos, aumento no de suínos e baixa oferta de leite

Publicado em 20/06/2022 10:56
Informações foram divulgadas em relatório do banco nesta segunda-feira (20)

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo dados do banco Itaú BBA sobre a produção de proterínas de origem an imal no Brasil no primeiro trimestre de 2022, trazidos em relatório nesta segunda-feira (20), houve aumento no abate de suínos, queda no de frangos, redução na oferta de leite e também na produção de ovos. As análises do banco têm como base os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação à avicultura de corte, os abates foram 1,7% inferiores nos primeiros três meses de 2022 comparado com igual período do ano passado. Isso significa que foram 1,54 bilhão de aves abatidas, ajuste de produção feito após as margens começarem a ficar mais apertadas no final de 2021. 

"Mesmo com a redução dos alojamentos em curso desde o início do ano, as rentabilidades ainda foram justas no primeiro trimestre, mas os preços da ave reagiram a partir de março, o que, combinado com um ligeiro alívio dos custos a partir de abril permitiu a recuperação das margens", apontou a análise do banco.

Apesar da redução no número de aves abatidas, houve aumento na produção da carne de frango, mostrando um aumento no peso das aves. Conforme informou o banco, o crescimento no volume de carne de frango no primeiro trimestre de 2022 em relação ao período do ano passado foi de 2,3%, com ganho médio no peso das carcaças de 4,1%.

Suinocultura

Os números de abate de suínos, de acordo com o Itaú BBA, chegaram à casa das 13,6 milhões de cabeças no primeiro trimestre de 2022. Isso significa que a elevação nos abates no período foi de 7,5% frente ao primeiro trimestre de 2021. A produção de carne suína também aumentou nos primeiros três meses de 2022 em relação ao ano passado, na ordem de 6,8%, atingindo 1,24 milhão de toneladas. 

Avicultura de postura

No caso dos ovos, o recuo na produção no primeiro trimestre de 2022 foi de 2%, mostrando o resultado da diminuição nos alojamentos das pintainhas de postura. "Assim como na avicultura de corte, o setor consegue se ajustar mais rapidamente ao cenário adverso de custos da ração, o que se traduziu em fortalecimento dos preços a partir do início do ano ajudando na recuperação das margens ocorrida mais recentemente", reportou o banco.

Leite

O alto custo de produção foi o que motivou a diminuição da captação de leite no primeiro trimestre do ano, conforme o relatório do Itaú BBA. Foram 5,9 bilhões de litros captados no período, queda de 10,3% emk relação aos primeiros três meses de 2021. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário