Alianima promove seminário sobre bem-estar na avicultura de postura

Publicado em 24/06/2022 15:56
No evento, que será realizado nos dias 28 e 29 de junho, será lançada a 2ª edição do Estudo de Caso: Abrindo as Gaiolas, com estratégias e desafios para produção de ovos de galinhas livres de gaiolas

Desde 2016, a decisão de abolir as gaiolas na produção de ovos vem ganhando relevância nas principais discussões sobre bem-estar animal vigentes no Brasil. Mais de 140 empresas líderes em diversos setores no Brasil assumiram o compromisso de não utilizar ou comercializar ovos e seus derivados provenientes de galinhas criadas em gaiolas. Para incentivar cada vez mais produtores a aderirem ao sistema livre de gaiolas e conscientizar a sociedade sobre a importância do tema, a Alianima -- organização que atua na agenda do bem-estar animal - promove na terça e quarta-feira, dias 28 e 29, das 18h30 até 20h30, o I Seminário sobre Bem-estar na Avicultura de Postura, via plataforma Zoom.

O evento, que será gratuito, contará com a participação de especialistas na área, como o professor e doutor Celso Funcia Lemme, do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD da UFRJ); e a médica veterinária Lizie Buss, da Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DIPOA/MAPA).

Além disso, a Alianima vai lançar a segunda edição do Estudo de Caso: Abrindo as Gaiolas, que traz a experiência de três produtores brasileiros de ovos em sistemas livres de gaiolas. Os empresários, que trabalham para melhorar a vida das aves poedeiras, utilizam sistemas em que as galinhas são criadas soltas, com lotação controlada e aporte de elementos importantes para execução de seus comportamentos naturais, como poleiros, cama (para ciscar e tomar banho de terra/areia) e ninhos para botar os ovos. Os produtores participarão do Seminário junto com os especialistas da área para apresentar as estratégias e os desafios enfrentados no sistema.

“A produção livre de gaiolas apresenta um grande diferencial competitivo, sendo uma ótima alternativa não apenas para os grandes produtores, mas também para pequenos e médios se inserirem e se manterem no mercado. Além disso, com o crescente número de empresas comprometidas e consumidores cada vez mais atentos e demandando melhores condições de vida para os animais, optar por uma produção livre de gaiolas é um caminho sem volta. Podemos afirmar que o futuro é livre de gaiolas”, observa Patrycia Sato, médica veterinária e presidente da Alianima.

De acordo com Patrycia, outro diferencial desse sistema de produção é a possibilidade da adoção de uma comunicação clara e transparente com o consumidor e os compradores. As estratégias de marketing e promoção dos produtos explicando como os ovos são produzidos e as diferenças entre os tipos de ovos disponíveis no mercado obtiveram excelentes resultados e se mostraram fundamentais para aumentar as vendas. “O investimento em marketing deve ser tomado como exemplo por outros produtores que já possuem, estão em processo de transição, ou por aqueles que ainda estejam considerando iniciar uma produção de ovos livres de gaiolas”, completa Sato.

I Seminário Sobre Bem-estar na Avicultura de Postura

Serviço:

Evento: I Seminário da Alianima Sobre Bem-estar na Avicultura de Postura

Dia: 28/06 e 29/06

Horário: 18h30 a 20h30

Inscrições: via sympla aqui  

Transmissão via plataforma Zoom

Observatório Animal

São muitos os desafios e dificuldades enfrentados pelas empresas na adoção de práticas de bem-estar animal em seus processos. Paralelamente, o número de consumidores conscientes que exigem indústrias mais transparentes e engajadas com a causa é cada vez maior. É nesse contexto que surge o Observatório Animal, plataforma desenvolvida pela Alianima para dar visibilidade aos compromissos públicos anunciados pelas empresas no Brasil no que se refere ao bem-estar animal, a exemplo do Estudo de Caso “Abrindo as Gaiolas”. A plataforma também oferece conteúdos sobre a temática dos animais de produção, levando informação à sociedade e fomentando um consumo mais crítico e consciente. Conheça mais sobre o Observatório Animal.

Sobre a Alianima

A Alianima é uma organização de proteção animal e ambiental que atua para reduzir o sofrimento de animais impactados pela ação humana e refrear a degradação dos ecossistemas brasileiros, adotando uma perspectiva não-antropocêntrica e embasamento técnico-científico para compor suas ações. Saiba mais em: Link.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Alianima

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário