Casos de gripe aviária no Brasil chegam a 67; novas ocorrências foram em SP e RJ
![]()
Mais três casos de gripe aviária de alta patogenicidade foram confirmados no Brasil, somando 67 casos (65 em aves silvestres e dois em aves de subsistência). Segundo a atualização na noite de quinta-feira (20) da plataforma do Ministério da Agricultura, Pecuária, e Abastecimento (MAPA), dedicada a apontar as detecções de influenza aviária, as aves contaminadas estavam nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Um dos casos foi em Itanhaém, São Paulo, em um Trinta-réis-de-bando, e dois casos no Estado do Rio de Janeiro, um em um Trinta-réis-de-bando em Macaé, e outro em um Trinta-réis-real em Maricá.
Ainda na quinta-feira, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com governadores e representantes dos estados e Distrito Federal orientando para que os governos declarem o estado de emergência zoosanitária e reforcem as ações de contenção e impeçam o avanço da doença.
“O estado de emergência já declarado pelo Mapa possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais - nas três instâncias: federal, estadual e municipal - e não governamentais. Contudo, os estados e municípios precisam adotar medidas semelhantes para acessar e disponibilizar os recursos a serem aplicados nas ações necessárias, tais como assegurar a força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos para a contenção da gripe aviária”, informou o Ministério.
Leia mais:
+ Gripe aviária: Mapa orienta estados a declararem estado de emergência zoossanitária
+ Mapa mantém celeridade para exportações de produtos de frango ao Japão
TOTAL DE CASOS DE GRIPE AVIÁRIA NO BRASIL
67 casos confirmados de influenza aviária altamente patogênica até a noite de 6 de junho
Espírito Santo: 29 (sendo 28 em aves silvestres e 01 em ave de subsistência)
Rio de Janeiro: 15 (aves silvestres)
Rio Grande do Sul: 01 (ave silvestre)
São Paulo: 09 (aves silvestres)
Bahia: 04 (aves silvestres)
Paraná: 07 (aves silvestres)
Santa Catarina: 02 (01 em ave silvestre e 01 em ave de subsistência)
Ainda há seis investigações de casos suspeitos em andamento até o momento.
1 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP
Pessoal do MAPA, deixem o Centro Sul sossegado, vão pesquisar as aves silvestres, do Nordeste, pois os empregos de lá, não correm risco.
Tudo muito estranho, menos para os que apostam no pior..
Realmente, o Pacto Federativo é irreal, pois a quantidade de senadores, não corresponde, ao número de habitantes dos Estados. E na Reforma Tributária, o ISS , vai para o governo Federal, mas o custo da prestação de serviço municipal, não vai. E os prestadores de serviço, vão ter que pagar mais imposto, para satistaser a gastança de Brasília,
Satisfaser