Juiz dos EUA sentencia: cama de frango é lixo
Em julgamento realizado na última sexta-feira, um juiz federal de Oklahoma, nos EUA, concluiu que, aplicada como fertilizante em excesso, diante da atual legislação ambiental norte-americana a cama de frango deve ser considerada lixo.
A decisão representa vitória parcial do estado de Oklahoma, que há tempos defende na Justiça a tese de que a aplicação excessiva de cama de frango em lavouras locais resultou na poluição da bacia do Rio Illinois.
A área mencionada abrange cerca de 1 milhão de acres (pouco mais de 4 mil km2) nos estados de Oklahoma e Arkansas. Nela operam cerca de 1.800 aviários que, estima-se, são responsáveis pela produção anual de 345 mil toneladas de cama de frango. Naturalmente, esses aviários pertencem a dezenas e dezenas de produtores. Mas no processo que corre há vários anos foram arroladas pouco mais de dez grandes empresas avícolas norte-americanas com instalações no estado de Oklahoma (algumas com operações mundiais), entre elas, Tyson Foods, Cobb-Vantress, Aviagen, Cal-Maine Foods, Cargill, Peterson Farms, George’s Farms, Simmons Foods e Willow Brook Foods (esta já extinta).
À véspera do anúncio, na quinta-feira (13), os advogados das empresas acusadas, já informados de qual seria a decisão, tentaram reverte-la argumentando que a cama de frango não pode ser considerada lixo, pois tem utilidade prática, como fertilizante, além de possuir determinado valor de mercado. Não foi o suficiente, pois o juiz concluiu que ela é “claramente, resíduo sólido”, ou seja, lixo.
O caso está sendo acompanhado nacionalmente, pois, conforme seu resultado definitivo, pode levar outros estados a abrirem processo semelhante e a adotarem legislação similar. É mais um desafio para a indústria avícola norte-americana.
É interessante notar que, apesar de ser utilizada essencialmente como fertilizante (é irrigada sobre o solo), a cama de frango ainda serve de alimentação para bovinos nos EUA. Tanto que (também na semana passada), uma ONG local – a Food Animal Concern Trust (FACT) – iniciou campanha nacional pleiteando que a agência norte-americana controladora de alimentos e medicamentos, a Food and Drug Administration (FDA), proíba de vez o uso da cama de frango como alimento animal.
Parece que em 2003, quando começaram a surgir no país os primeiros casos de doença da vaca louca, a proibição chegou a ser anunciada pela FDA. Mas, segundo a FACT, nunca foi baixada medida oficial a respeito e, por isso, a cama continua sendo utilizada na alimentação de bovinos.
0 comentário

EUA dão sinal verde condicional à vacina contra gripe aviária da Zoetis para aves

Preço dos ovos na granja e no atacado sobem mais de 24% em fevereiro

Preços no mercado do frango fecham esta sexta-feira (14) com cotações, na maioria, estáveis

Suínos: sexta-feira (14) de cotações em alta tanto para o animal vivo quanto para a carcaça

Gripe aviária detectada entre veterinários dos EUA testados no ano passado, diz CDC

Suínos/Cepea: lenta liquidez em janeiro já era esperada pelo setor