Exportação de carne suína é prioridade, segundo secretário do Mapa

Publicado em 02/02/2010 12:21
O aumento das exportações de carne suína brasileira está entre as prioridades da área internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para 2010. A sinalização foi do secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, na 3ª Reunião Estratégica: Resultados 2009/Perspectivas 2010, que se realiza em Brasília, na manhã desta terça-feira (2), co m participação do governo e setor privado.
 Segundo o secretário, África do Sul Japão, Coreia do Sul e União Europeia são os principais mercados para o produto. “Estamos trabalhando para mostrar a esses países que temos condições de atender os requisitos sanitários, especialmente em relação à febre aftosa, para  iniciar os embarques”, afirmou.
 Na abertura da reunião, Porto destacou, para empresários e representantes de entidades exportadoras de produtos de origem animal, o bom desempenho da balança comercial do agronegócio em 2009, mesmo diante da crise financeira mundial. Apesar da queda de preços, a quantidade exportada caiu apenas 0,4%, mantendo- se estável em comparação a 2008, que registrou um dos melhores desempenhos do País. Além disso, as vendas internacionais de produtos agropecuários representaram 42% do total exportado pelo Brasil no ano passado
 Porto comentou, ainda, que três fatores fundamentais devem provocar aumento nos preços internacionais: a crescente demanda dos asiáticos por alimentos, a produção de biocombustíveis a partir de produtos agrícolas e as mudanças climáticas globais.
 Técnicos da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) apresentaram os resultados das ações do Mapa no último ano e debateram com o setor privado as linhas de ação para 2010, no âmbito das negociações sanitárias bilaterais, do Mercosul, da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e da promoção internacional dos produtos do agronegócio.
          A reunião desta tarde será com os representantes de entidades de classe e exportadores de produtos de origem vegetal. (Eline Santos)
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário