SC reassume a liderança nas exportações brasileiras de carne de frango

Publicado em 26/05/2010 07:51
Embora o volume exportado tenha caído quase 7% entre janeiro e abril, Santa Catarina retomou provisoriamente a liderança no ranking brasileiro de exportações de carne de frango, posição que havia perdido para o Paraná em 2009.

A diferença é apertada. O volume dos embarques catarinenses chegou a 306,8 mil toneladas nos primeiros quatro meses do ano, contra 300 mil do Estado vizinho. O faturamento de SC no período foi de US$ 594,5 milhões, alta de 13,6%.

A vantagem de SC é a venda de produtos com mais valor agregado, como cortes e processados. O presidente da Ubabef, Francisco Turra, vê como cíclica a alternância de liderança entre Santa Catarina e Paraná no ranking das exportações.

Mas o presidente do Sindicato Patronal dos Criadores de Aves de SC (Sincravesc), Valdemar Kovaleski, acredita que se o Estado tivesse infraestrutura adequada de portos e transporte, de modo geral, dificilmente perderia a liderança.

Ele reforça que com o avanço das negociações com a indústria, a qualidade na mão de obra e, principalmente, com o status sanitário, Santa Catarina está num ambiente favorável para retomar e permanecer no topo das exportações de carnes de aves.

– A sanidade é a principal razão por desfrutarmos de boa imagem no mercado internacional, é atrativo forte de clientes – destaca.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário Catarinense

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário