Cinco estados concentram 80% do abate de frangos

Publicado em 08/07/2010 10:02
Dados do IBGE mostram que cinco estados – pela ordem, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais – respondem por exatos 80% da carne de frango inspecionada no Brasil. Os valores se referem, especificamente, ao abate realizado em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal. Mas podem, por extensão, ser aplicados à produção global brasileira, pois as variações devem ser mínimas. Os (quase) 20% restantes estão distribuídos entre 17 UFs.

Os números do IBGE também possibilitam concluir que no período analisado (primeiro trimestre de 2010), o frango abatido sob inspeção alcançou, nacionalmente, peso médio de 2,096 kg. Mas, entre os cinco estados líderes, há diferenças significativas em relação a essas médias – para baixo e para cima.

As maiores diferenças abaixo da média nacional (-9,8% e -4,4%) são registradas, respectivamente, no Rio Grande do Sul e no Paraná. Mas essa é uma situação típica de estados que exportam grandes volumes de “grillers”, frangos com duas a quatro libras-peso.

Em situação oposta estão Santa Catarina e São Paulo, estados cujos frangos abatidos ficaram, respectivamente, 5,9% e 8,1% acima da média nacional. A justificativa para o peso maior é a exportação de cortes de frangos ou de industrializados (caso catarinense) ou o atendimento do mercado interno (caso paulista).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário