Fim das cotas para aves fora do radar da UE

Publicado em 24/09/2010 07:36
164 exibições
A possibilidade de a União Europeia trocar as cotas por um sistema de tarifas na importação de carne de aves do Mercosul parece fora do radar de Bruxelas, dizem fontes na Europa. A União Brasileira da Avicultura (Ubabef) informou, na quarta-feira, que os países do Mercosul vão propor ao bloco europeu o fim das cotas na exportação de frango e a substituição por um sistema de tarifas.

Na verdade, a UE toma a direção oposta. Considera que as tarifas, apesar de elevadas, dão um nível insuficiente de proteção para a sua indústria de frango diante da competitividade brasileira, e tenta substituir várias linhas tarifárias de importação de frango por cotas, para restringir a entrada do produto importado.

A negociação que ocorre na Organização Mundial do Comércio (OMC), já há algum tempo, é para a UE elevar as tarifas a um nível proibitivo e compensar com abertura de cota, na qual estabelece um limite de entrada do produto com alíquota que permite o comércio. O Valor apurou que ao longo da negociação entre UE e Mercosul, os europeus sequer discutiram a possibilidade de substituir as cotas por tarifas no frango.

A poderosa central agrícola Copa-Cogeca ataca a UE por causa da retomada da negociação com o Mercosul. Avalia que a "ameaça" de tarifa zero causaria desempregos na agricultura europeia.
Tags:
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário