Paraná bate recorde nas exportações de frango

Publicado em 27/09/2010 07:36
Maior produtor de frango do país, com média de 100 milhões de abatimentos por mês, o Paraná registrou um novo recorde nas exportações. No acumulado dos primeiros oito meses do ano, foram vendidos 660.805.732 quilos de carne de frango, contra 646.690.631 em 2009, segundo dados divulgados ontem pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).

O faturamento, no entanto, não acompanha a mesma volúpia do setor, já que, em média a cotação da carne de frango FOB indústria caiu, em média, 10% em relação a 2009.

Tanto que o faturamento registrado com o incremento das exportações, subiu somente 12,65% na comparação com o ano anterior, alcançando até agosto o valor de US$ 1.094.318.275 dólares contra US$ 971.367.629 dólares obtidos nos primeiros oito meses de 2009. “Trabalhamos dentro de uma margem ainda confortável, porém, menor em relação ao ano passado em função do câmbio e da elevação do custo de produção. O ideal seria exportar nos patamares atuais com um preço no mercado internacional 10% superior”, avalia o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins.

“No mercado interno, porém, os preços seguem nos mesmo patamares de 2009”, pondera o presidente. Ainda sobre preço, nos últimos 30 dias, com a escassez de chuvas interferindo na evolução da safra de milho, o custo da ração animal sofreu novos reajustes achatando ainda mais a lucratividade do setor.

Atualmente, o Paraná exporta carne de frango para 120 países e é um dos maiores exportadores do país. O estado se destaca pelos investimentos na ampliação das relações com o mercado externo e nas áreas de sanidade e qualidade do produto.

“Nosso frango é o mais vendido no mundo por atender plenamente o mercado em termos de quantidade, qualidade, paladar da carne, que é insuperável, e preço. É por estas razões que nossas exportações batem recordes sucessivos”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Paraná Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário