Frango tem maior valorização interna do que externa
Partindo-se de um índice “100” em janeiro de 2008, observa-se que no terceiro trimestre daquele ano o produto comercializado internamente valorizou-se mais que o exportado. Foi então que eclodiu a crise econômica mundial e ambos os mercados despencaram.
A reversão só voltaria a ocorrer a partir do segundo trimestre de 2009, neste caso com ganhos maiores do produto comercializado no mercado interno – uma situação de curta duração, visto que a alta produção do primeiro semestre de 2010 ocasionou nova e forte desvalorização interna.
Em setembro passado, porém, os preços internos registraram inesperada e bastante elevada valorização. A ponto de – comparativamente aos valores registrados em janeiro de 2008 – apresentarem um ganho (em dólar, note-se) de 33%. Já o produto in natura exportado obteve, em setembro, valorização de 6% sobre janeiro de 2008.
Esse comportamento – é indispensável ressaltar – não significa melhor remuneração do frango comercializado internamente: no período analisado, o frango exportado registrou, em média, preço 32% superior àquele observado no mercado interno. Mas com a valorização ocorrida em setembro passado, essa diferença ficou em apenas 7%.