Produtores têm a possibilidade de aumentar produção leiteira

Publicado em 11/10/2010 08:35
213 exibições
Com o objetivo de melhorar o alimento para o gado e garantir uma maior produção de leite, o Programa de Gerenciamento de Produção Leiteira foi implantado em Rio Claro. Visitas técnicas estão sendo realizadas nas propriedades do município. A primeira propriedade visitada foi a do senhor José Divino, localizada no Rio das Canoas.
A visita teve a presença do pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Artur Chinelato.

O programa, idealizado pela Embrapa, está presente em 23 estados e tem o nome de Balde Cheio" em alguns lugares. A principal iniciativa é mostrar ao produtor a eficiência do manejo intensivo de pastagem, que funciona de forma que, ao invés de deixar as vacas soltas no pasto, elas ficam em piquetes. Assim os animais comem o capim sempre verde, que é mais nutritivo.

Este trabalho já está sendo desenvolvido na propriedade de José Divino e vem dando resultados. De acordo com o supervisor da Emater-Rio, Cláudio de Almeida, o aumento da produção de leite é certo. - O gado come o capim no melhor ponto, andando pouco e gastando menos energia, o que proporciona aumento do leite - explicou.

Além da técnica, é ensinado ao pecuarista o controle mensal, em que ele passa a anotar tudo, despesas, receitas, dados climáticos, quando a vaca pariu. O produtor deve fazer esse registro para ter direito ao programa. De qualquer forma, ele acaba beneficiado com a melhora que a organização traz.

- O programa provoca ainda uma mudança no produtor e na família, com melhor a auto-estima - concluiu Cláudio.
No município, a parceria entre Emater-Rio, secretaria municipal de Atividades Econômicas e Agricultura, Sindicato Rural, Senar, Sebrae e Rica garantem a execução do programa.
Tags:
Fonte: Diário do Vale

Nenhum comentário