PR: produção de leite tem se destacado no Estado

Publicado em 01/11/2010 09:36
239 exibições
Nos últimos vinte anos a produção de leite vem crescendo no Paraná, tanto em qualidade como em volume. Hoje são 114 mil produtores com rebanhos que produzem em média 10 litros por dia por vaca, enquanto que a média nacional fica bem abaixo disso. O Estado é o quarto produtor de leite do país, responsável por 10,3% da produção nacional. Segundo o IBGE, são 3,6 bilhões de litros contra 3,4 bilhões produzidos no ano passado.

A região de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, se destaca como a maior produtora, com 533 milhões de litros, seguida de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, com 503,6 milhões de litros.

Entre os fatores que contribuem para essa evolução estão a capacitação de produtores e dos profissionais que atuam na cadeia produtiva do leite, o melhoramento genético do rebanho, programas de inseminação artificial e as formas de nutrição alimentar.

O setor foi incentivado pela criação dos programas Leite das Crianças e Leite Paraná, que geraram empregos e estimularam os pequenos produtores, dando uma fonte alternativa de renda.
Tags:
Fonte: Milk Point

Nenhum comentário