Vendas no mercado interno garantem resultados favoráveis aos suinocultores

Publicado em 16/11/2010 08:53
148 exibições
Um dos motivos apontados pelo setor é a alta dos preços da carne bovina ao consumidor.
Enquanto as vendas externas de carne suína do Brasil continuam a cair em volume, a forte demanda interna tem compensado os produtores. De janeiro a outubro, a retração das exportações foi de 9,75%. Já, no mesmo período, a comercialização no mercado brasileiro cresceu 7,9%.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, o melhor poder aquisitivo da população tem contribuído para o aquecimento dentro do país. Camargo Neto destaca também a alta da carne bovina, o que faz com que os consumidores optem por outras proteínas.

- Não só o poder aquisitivo da população melhorou, de um modo geral, como nos últimos tempos, a carne bovina, que é uma concorrente direta em proteína animal, subiu muito. Há uma falta de animal para abate, então os preços subiram. E o produtor e a indústria de suínos preferiram vender no mercado interno por um preço melhor do que conseguiria alcançar na exportação - explica.

Em outubro, o Brasil exportou 49,713 mil toneladas. Isto representa uma queda de 21% em relação ao mesmo período de 2009. A receita foi de US$ 124,48 milhões, redução de 4,62% em valor.
Tags:
Fonte: Rádio Gaúcha

0 comentário