UBABEF e governo querem ampliar exportação de frango

Publicado em 23/11/2010 09:00
Setor pretende atrair novos países e ampliar participação onde já exporta, como a China.
A União Brasileira de Avicultura (UBABEF) e o governo devem apresentar ainda nesta semana uma lista com cerca de 70 países com potencial para importar carne de frango brasileira. O setor pretende ainda ampliar a participação em mercados para onde já exporta, a exemplo da China. Estes assuntos foram discutidos nesta segunda, dia 22, em uma reunião com representantes de empresas do setor, na capital paulista.

O frango brasileiro é exportado para 154 países. A meta da Ubabef é aumentar este número. Para isso, a entidade organizou um estudo com possíveis novos compradores. Cerca de 70 países devem estar na lista. A reunião para apresentar os dados está marcada para esta quinta, dia 25, no Ministério da Agricultura, em Brasília.

Ao mesmo tempo em que busca novos clientes, a avicultura brasileira tenta aumentar a participação em mercados já conquistados, entre eles a China. O país aumentou de forma expressiva as importações de carne de frango brasileira. De janeiro a outubro deste ano, as compras superaram as 95 mil toneladas. No mesmo período no ano passado, não chegaram a 11 mil. Lideranças e representantes de empresas do setor devem visitar o país asiático até o começo de dezembro.

– A China é um mercado importante, com potencial de crescimento grande. É um país onde não temos um volume grande, mas temos um volume maior comparado com Rússia e Arábia Saudita. A China tem um potencial muito grande – afirma o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim.

– Eu vou dar uma idéia da dimensão: ano passado a gente exportou 28 mil toneladas e abrimos em maio. Este ano, vamos passar das 100 mil toneladas. Dá um mercado promissor sem dúvida – explica o presidente da UBABEF, Francisco Turra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário