IBGE: Os vinte municípios brasileiros com maior plantel de galinhas

Publicado em 30/11/2010 07:59 e atualizado em 28/02/2020 17:47
Os dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) 2009 mostram que os municípios de Bastos (SP), Santa Maria de Jetibá (ES) e Itanhandu (MG) dispõem, pela ordem, do maior plantel brasileiro de galinhas poedeiras.

Entre os 20 principais municípios relacionados pelo IBGE estão quatro de São Paulo, quatro de Minas Gerais, dois cada de Mato Grosso, Pernambuco, Goiás e Paraná e um cada dos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Amazonas e Santa Catarina.

Correspondendo a apenas 0,36% de todos os municípios brasileiros, em 31 de dezembro de 2009 esses 20 municípios detinham 22,3% das galinhas em criação no País.

É sempre oportuno lembrar que as galinhas recenseadas na Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE incluem não só as poedeiras de ovos de consumo, mas também as reprodutoras de corte e postura. Assim, entre as 20 cidades relacionadas, algumas detêm um plantel misto (poedeiras comerciais + reprodutoras) ou, então, sobretudo reprodutoras.

Esse parece ser o caso, por exemplo, dos dois últimos municípios da lista – Toledo (PR) e Araranguá (SC).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário