20 municípios respondem por 30% da produção brasileira de ovos

Publicado em 07/12/2010 08:49 e atualizado em 07/12/2010 09:25
Dados extraídos da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) 2009, do IBGE, apontam que, detendo 21,5% do plantel de poedeiras alojadas no País, os 20 principais municípios produtores de ovos responderam por, praticamente, 30% da produção nacional.

Os mesmos dados permitem concluir que enquanto, nacionalmente, cada poedeira alojada (aves em cria, recria ou produção) proporciona, em média, 183,7 ovos, a média registrada entre os 20 principais municípios produtores de ovos é de 254,4 ovos por poedeira.

Mas essa produtividade é bastante variável mesmo entre os 20 principais produtores. Como mostra o quadro abaixo (no qual esses 20 municípios estão ordenados segundo os resultados da relação plantel de poedeiras x ovos produzidos), vai desde um máximo de 331,3 unidades até um mínimo de 144,0 unidades por poedeira recenseada pela PPM 2009.

A colocação da paulista Rancharia no primeiro lugar é bem plausível, pois o município se encontra na principal região produtora de ovos do País. Assim, a simples existência, ali, de um centro coletor de ovos justifica um volume de ovos aparentemente desproporcional ao plantel de poedeiras do município. Mas... e (novamente) Manaus? Registra, de verdade, a produtividade apontada (vide, a propósito da estranha desproporção de Manaus, “Os principais estados e municípios produtores de ovos no Brasil”)?

Já os municípios colocados nas posições inferiores – casos típicos da goiana Rio Verde e da paulista Itapetininga – têm outra explicação para a baixa relação entre plantel de poedeiras e volume de ovos produzidos: são, como citou anteriormente o AviSite, municípios grandes produtores de pintos de corte. Assim, a produtividade apontada advém, essencialmente, de matrizes de corte, não de poedeiras comerciais.

Além desses dois, outros municípios integrantes do rol são influenciados pela forte presença de matrizes de corte. Por isso, a produtividade por eles apresentada é, aparentemente, baixa. Mas excluindo-se as “pontas” (isto é, os municípios com resultados excessivamente altos ou baixos) chega-se a uma média de 259,8 ovos por poedeira recenseada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário