Frango vivo obtém novo ajuste de preço, agora nas duas praças (SP e MG)

Publicado em 10/12/2010 09:36
Operando ontem em mercado absolutamente deficitário – produto disponível, além de vir sendo insuficiente para atender a plena demanda do momento, também se encontra com peso inferior à média, isto devido às altas temperaturas da Primavera, mas também à forte procura, que obriga à antecipação das vendas – o frango vivo comercializado no interior paulista obteve novo e consecutivo ajuste de cinco centavos e foi negociado por R$2,10/kg. O movimento foi acompanhado pelo mercado mineiro que, ontem, pagou pelo produto R$2,20/kg, cinco centavos a mais que o valor em vigor desde 29 de novembro.

É interessante notar que, em relação aos valores registrados há pouco mais de 30 dias, as cotações atuais são 22%-23% superiores. No entanto, comparativamente ao que chegou a ser praticado três meses atrás (meados de setembro), os acréscimos não passam de 5% - ou seja: mal cobrem a inflação acumulada no período, mas não a evolução de preços do milho que, nesses 90 dias (e agora já em retrocesso), apresenta acréscimo de 20%.

Na tentativa de encontrar uma tendência para os últimos dias de 2010 (pouco mais de três semanas), o AviSite foi avaliar como se comportou o frango vivo em dezembro nos últimos 10 anos (2000 a 2009). Constatou que em cinco ocasiões o mês foi fechado com baixa (em relação ao preço inicial do mês), em duas com absoluta estabilidade entre o primeiro e o último dia de dezembro e em três ocasiões com alta em relação ao preço inicial do mês (o que ocorreria, por exemplo, se atual cotação permanecesse inalterada até 31 de dezembro).

No caso das cinco baixas, o que se observou é que os preços do frango vivo permaneceram estáveis ou em alta até, aproximadamente, 5-7 dias antes do Natal, a partir daí regredindo e encerrando o exercício com preço inferior ao de abertura do mês.

Já nas três altas observadas, os melhores preços do mês foram registrados após o dia 25 de dezembro, sinalizando que todo produto ofertado até o Natal foi inteiramente absorvido, mantendo o mercado enxuto. Pelo ritmo observado no momento, não é impossível isso se repetir em 2010.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário