Frango vivo abre segunda semana do ano com nova baixa

Publicado em 11/01/2011 08:16
O frango vivo comercializado no interior paulista continua a enfrentar baixa demanda e, mesmo a oferta permanecendo relativamente ajustada, não consegue obter sustentação nas vendas. Nos negócios de ontem, perdeu cinco centavos de seu preço: foi comercializado por R$2,00/kg, voltando assim à mesma cotação que prevaleceu nos primeiros dias de dezembro passado. O mercado mineiro continuou pagando R$2,15/kg.

Embora essa seja a segunda queda do ano em apenas sete dias de negócios, nada tem de anormal – situação demonstrada, por exemplo, pelo fato de repetir integralmente o comportamento observado há um ano.

Em outras palavras, em janeiro de 2010 o frango vivo também sofreu, logo nos primeiros dias do exercício, duas reduções quase consecutivas e perdeu, como agora, dez centavos de seu preço. Mas logo se estabilizou e, por volta do vigésimo dia do mês, voltou a recuperar a metade dos dez centavos perdidos.

Se isso apenas reflete as condições típicas do mercado nas negociações iniciais do ano (“devagar, quase parando...”), também mostra que a retomada deve ocorrer rapidamente. A menos que haja inesperado aumento da oferta – o que poderia ocorrer se, por exemplo, também os abatedouros passassem a disponibilizar parte de sua produção no mercado “spot”.

Mas, como aponta a Jox Assessoria Agropecuária, até agora as ofertas de aves vivas continuam sendo constituídas essencialmente por produto criado especificamente para comercialização no mercado independente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário