Frango vivo abre segunda semana do ano com nova baixa

Publicado em 11/01/2011 08:16 212 exibições
O frango vivo comercializado no interior paulista continua a enfrentar baixa demanda e, mesmo a oferta permanecendo relativamente ajustada, não consegue obter sustentação nas vendas. Nos negócios de ontem, perdeu cinco centavos de seu preço: foi comercializado por R$2,00/kg, voltando assim à mesma cotação que prevaleceu nos primeiros dias de dezembro passado. O mercado mineiro continuou pagando R$2,15/kg.

Embora essa seja a segunda queda do ano em apenas sete dias de negócios, nada tem de anormal – situação demonstrada, por exemplo, pelo fato de repetir integralmente o comportamento observado há um ano.

Em outras palavras, em janeiro de 2010 o frango vivo também sofreu, logo nos primeiros dias do exercício, duas reduções quase consecutivas e perdeu, como agora, dez centavos de seu preço. Mas logo se estabilizou e, por volta do vigésimo dia do mês, voltou a recuperar a metade dos dez centavos perdidos.

Se isso apenas reflete as condições típicas do mercado nas negociações iniciais do ano (“devagar, quase parando...”), também mostra que a retomada deve ocorrer rapidamente. A menos que haja inesperado aumento da oferta – o que poderia ocorrer se, por exemplo, também os abatedouros passassem a disponibilizar parte de sua produção no mercado “spot”.

Mas, como aponta a Jox Assessoria Agropecuária, até agora as ofertas de aves vivas continuam sendo constituídas essencialmente por produto criado especificamente para comercialização no mercado independente.

Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário