Na exportação, só carne de frango salgada recupera preços de 2008
O pico de preços, para os quatro itens, ocorreu entre agosto e setembro de 2008, ocasião em que a crise econômica começou a fazer suas primeiras vítimas. A carne de frango exportada foi uma delas. Tanto que, seis meses depois (fevereiro-março de 2009), o preço médio do frango inteiro e dos cortes exportados registrava recuo da ordem de 40%, enquanto industrializados e carne de frango salgada acusavam quedas superiores a 30%.
Exceto para os industrializados, a recuperação vem ocorrendo de maneira paulatina. Assim, enquanto os cortes de frango fecharam 2010 com um valor apenas 10% menor que o do pico de 2008, a diferença para o frango ficou em 6%. Mas só a carne de frango salgada superou o pico anterior, com ganho de 1,5%.
Já os industrializados, produto de maior valor agregado exportado pela avicultura brasileira, obtiveram no fechamento de 2010 preço médio que os mantêm quase 20% abaixo do maior valor atingido em 2008. É, não há dúvida, um desempenho confirmador de que a crise econômica mundial permanece longe de ser superada.
0 comentário
Preços mistos encerram esta quinta-feira (16) para o mercado do frango
Suínos: preço da carcaça especial em São Paulo sobe 2,65% nesta quinta-feira (16)
Suinocultura independente: mercado aponta mais uma semana de estabilidade nas principais praças
Habilitação de plantas frigoríficas para exportação de carne suína e de aves ao Peru
Suíno/Cepea: Queda do vivo e alta dos insumos reduzem poder de compra do suinocultor
Preço da carcaça suína especial tem queda de 0,44% em São Paulo