Acordo entre EUA e China pode não incluir carne de frango

Publicado em 21/01/2011 12:49
A visita, nesta semana, do presidente chinês Hu Jintao aos EUA terminou com a formalização de um compromisso pelo qual a China deve importar um total de US$45 bilhões em produtos norte-americanos nas áreas agrícola, de telecomunicações e de tecnologia.
Na área agrícola é impossível imaginar que o acordo tenha deixado de fora a importação, pela China, de carne de frango, já que os chineses vinham sendo, até 2009, segundo ou terceiro principal consumidor da carne de frango dos EUA.
É provável, no entanto, que a carne de frango não tenha entrado no acordo. Não por vontade do governo do Barack Obama, mas por pressão da opinião pública norte-americana.
Recordando, em 2010 a China praticamente interrompeu a importação de frango dos EUA após constatar que a legislação relativa ao orçamento norte-americano impõe um veto ao frango chinês.
A retomada, pois, ficou condicionada ao fim desse veto que, mesmo derrubado, não implicará na abertura do mercado dos EUA ao frango produzido na China. Porque, em essência, manifestações de órgãos públicos e de ONGs de defesa dos consumidores têm demonstrado um grau de confiança “zero” nos alimentos de origem chinesa.
Mas quem também está na berlinda é o Departamento de Agricultura dos EUA, acusado de abrir brechas à importação do frango chinês apenas para atender interesses políticos e comerciais do país.
Na verdade, porém, nem mesmo as brechas criadas pelo USDA (ou por seu Serviço de Inspeção) liberam a entrada do produto chinês no mercado norte-americano, pois o país impõe ao produto uma série de barreiras intransponíveis. Mas o simples fato de também essas brechas serem removidas deve levar o governo chinês a manter o embargo ao frango norte-americano. Especialmente porque os negócios internacionais circulam por via de mão dupla.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário