Suinocultores de SC enfrentam crise

Publicado em 24/02/2011 08:41
Está difícil a situação do setor suinícola de Santa Catarina. De acordo com a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), o produtor enfrenta falta de milho, alto custo de produção e baixo preço pago pelo suíno. O presidente da entidade, Losivanio Luiz de Lorenzi, mostra-se preocupado com a situação e apresentou algumas propostas durante uma reunião realizada ontem (23/02) com o secretário de Estado da Fazenda, Ubiratan Simões Rezende. Participaram também do encontro, o presidente do Núcleo Regional de Criadores de Suínos de Braço do Norte, Adir Engel e o empresário do setor frigorífico e produtor, Edson Wiggers.

Na reunião, Lorenzi destacou a importância da suinocultura catarinense no PIB estadual. "Temos um status sanitário de excelência, o qual a nossa classe política se orgulha em dizer, com discursos inflamados e em voz bem alta, mas que na prática, para nós suinocultores e acredito também as agroindústrias, não tem trazido nenhum benefício financeiro", declara o presidente da ACCS. Segundo a entidade, em um comparativo entre os estados do Sul, consta que desde 2007 o produtor de Santa Catarina recebe o menor valor pelo suíno e tem o maior custo de produção.

De acordo com Adir Engel, o encontro foi produtivo, claro e objetivo. “Surpreendeu-me o fato do secretário falar que era um conhecedor do setor, pelo fato de ter passado pela direção de uma agroindústria, e sabendo assim a realidade da atividade.”. Engel destacou que tudo o que foi solicitado ao secretário, será levado para área técnica. “O secretário disse que o retorno dos pedidos da entidade virá daqui alguns dias, ele demonstrou interesse e sensibilidade as dificuldades da atividade”. Edson Wiggers comunga com a opinião dos demais e acrescenta, “esses encontros são positivos tanto para o produtor quanto para a indústria, pois são ações realizadas que beneficiam toda a cadeia suinícola”. Wiggers cita ainda que entre as ações imediatas solicitada ao secretário, está isenção de Impostos para a comercialização interestadual de carne suína, fresca, resfriada, congelados e miúdos.

Ações imediatas - Utilização de carne suína nos órgãos Estaduais (Presídios, Polícia, Hospitais, Escolas e Creches); isenção de Impostos para a comercialização interestadual de carne suína, fresca, resfriada, congelados e miúdos; interferir junto ao Governo Federal e Conab para que seja remanejado com urgência, milho de outros Estados para Santa Catarina; liberação em caráter emergencial de milho da Conab na modalidade balcão e que atenda todas as regiões consumidoras (Extremo Oeste, Oeste e Sul), com volume superior ao liberado atualmente e agilizar a abertura de novos mercados usando o status sanitário de Santa Catarina com a Certificação da OIE foram as reivindicações apresentadas pelos representantes do setor suinícola.

A longo prazo, os líderem pedem incentivo a construção de silos para armazenagem de grão com juros subsidiados pelo Governo; acompanhamento do plantel e produção de suínos no Estado para que não haja excesso produção; manter estoque permanente de milho no Estado para que possa atender a demanda; reduzir o imposto incidente sobre micro e pequenas agroindústrias que processam carne suína, incentivando o desenvolvimento regional, gerando empregos e fixando o produtor no campo; isentar o imposto sobre equipamentos que contribuam para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa para tratamento de dejetos de suínos, como exemplo, Biodigestores, equipamentos de Compostagem, entre outros. As informações são da ACCS.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Suinocultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário