Produtores de leite de MG não conseguem escoar a produção

Publicado em 10/03/2011 07:57 214 exibições
Chuva deixou as estradas em péssimas condições, causando desperdício.Produtores estão descartando a produção e contabilizam os prejuízos.
Os produtores de leite do município de Cana Verde, no sul de Minas, estão desde o começo da semana sem conseguir escoar o alimento. A chuva deixou as estradas em péssimas condições, causando desperdício e prejuízo.

Há dois dias o leite tirado no sítio de Morel Bastos precisa ser jogado fora. “Não estamos tendo condição de entregar o laticínio no tempo certo. Perde a qualidade e temos que jogar fora”.

Ele não tem resfriador e com a estrada ruim por causa da chuva, não consegue mandar o leite para a cooperativa. Para passar na estrada, só usando veículo com tração nas quatro rodas. Os carros pequenos ficam todos parados, aí, só com a ajuda do trator é possível sair.

Caminhões tanque que recolhem o leite não passam pela estrada desde o começo da semana. Antonio Moraes produz 90 litros por dia. O que não estragou deu para os animais. “O negócio é jogar para os cachorros, para os porcos comerem porque não tem outra coisa a fazer. O prejuízo é grande, o produtor rural vive disso”.

A estrada é o caminho que 100 pecuaristas usam para levar o leite até a associação. Segundo o presidente, mais de sete mil litros deixaram de ser entregues, prejuízo de quase R$ 30 mil. “Isso inclui quebra de caminhão, perda de leite e se continuar chovendo mais, nem trator vai rodar aqui, aí a situação vai ficar muito feia”, afirmou Itamar Morais, presidente da Associação dos Produtores Rurais.

Tags:
Fonte:
Globo Rural

0 comentário