Produtores de suínos da Argentina protestam contra importações do Brasil

Publicado em 07/04/2011 10:01
Aumento da entrada de suínos brasileiros no país tem afetado os preços e a produção nacional
A Federação Agrária Argentina (FAA), uma das maiores associações de produtores agropecuários do país, convocou nesta terça-feira (06/04) uma jornada de protesto contra a importação de carne de porco do Brasil.

Na última segunda-feira (04/04), a FAA já havia ameaçado bloquear a entrada de caminhões com suínos brasileiros caso o governo argentino não limitasse a importação dos animais.

De acordo com o vice-presidente da FAA, Omar Barchetta, a importação de porcos do Brasil subiu 80% nos últimos três meses em comparação ao mesmo período de 2010, afetando os preços e a produção nacional. “Declaramos o dia 19 de abril como data de protestos frente aos frigoríficos de importação e ao acesso da carne de porco”, anunciou o titular da FAA, Eduardo Buzzi, em entrevista coletiva.

Os pequenos e médios produtores de suínos da Argentina também declararam que estão em “estado de alerta e mobilização”. Eles alegam que estão atravessando uma situação crítica por causa do aumento desmedido na entrada de carne de porco do Brasil e culpam o governo de Cristina Kirchner pelo fato.

Os produtores solicitaram nesta terça-feira (05/04), publicamente e em “caráter de urgência”, uma audiência com o ministro da Agricultura argentino, Julián Domínguez, para que intervenha perante a situação.

Cristina Kirchner anunciou no ano passado o início de um convênio de compensações para impulsionar a produção suína no país, durante um ato no qual chegou a destacar os efeitos positivos da carne de porco “na atividade sexual”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência EFE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário