Brasil exportará carne suína para China em 2011

Publicado em 11/04/2011 11:35 e atualizado em 11/04/2011 14:47

Em 2011, o Brasil começará a exportar carne suína para a China, de acordo com  as informações divulgadas pelo primeiro-secretário da embaixada brasileira na China, Marco Tulio Cabral.
O país, que é o maior consumidor mundial do produto, tem quase todo o consumo de 50 milhões de toneladas suprido pela produção local.

Neste ano, a China deverá importar cerca de 480 mil toneladas, de acordo com as previsões do USDA, Departamento de Agricultura dos EUA, um amento de quase 15% em relação à 2010.

Cadeia produtiva do Rio Grande do Sul vê com cautela abertura do mercado chinês para carne suína

Para o setor, é preciso ver quais as condições que serão levadas em conta em um possível acordo sanitário

A oficialização da abertura do mercado da China para a carne suína brasileira deve ocorrer nesta terça, dia 12, em encontro da presidente brasileira Dilma Rousseff com o presidente chinês, Hu Jintao, durante missão comercial ao país. Mesmo com as perspectivas positivas, os representantes do setor alertam para a possibilidade de barreiras sanitárias.

Para o diretor executivo do Sindicato das Indústrias dos Produtos Suínos do Estado (Sips), Rogério Kerber, é preciso ainda saber como se dará o acordo entre os dois países. Ele lembra que o status do Rio Grande do Sul é de livre de febre aftosa com vacinação.

— Temos que ter o cuidado, a cautela, pois o Rio Grande do Sul é o Estado que adota o status de livre de febre aftosa com vacinação. O que tem se verificado sempre na abertura de novos mercados é que isso é levado em consideração — relata.

O presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Estado (Acsurs), Valdecir Folador, também se diz cauteloso sobre o anúncio. ainda prevê dificuldades devido à cobranças sanitárias impostas pelo mercado chinês.

— As exigências que o mercado chinês tem feito para a abertura do mercado brasileiro para aquele país é grande, mesmo que lá eles não atendam aquilo que eles cobram do Brasil. Acredito que é complicado, vamos esperar — recomenda.

A China é o maior consumidor de carne suína do mundo, mas o consumo de cerca de 50 milhões de toneladas é suprido pela produção local. Segundo previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, os chineses devem importar cerca de 480 mil toneladas ainda este ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas/Rádio Gaúcha

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário