Iniciadas em abril, baixas do ovo têm continuidade em maio

Publicado em 03/05/2011 09:27
As baixas do ovo iniciadas na última semana de abril estão tendo continuidade em maio corrente. Ontem o produto comercializado no atacado da cidade de São Paulo teve nova queda de preços – a quinta em apenas uma semana – e, com isso, o ovo branco extra passou a ser comercializado por (valor médio) R$45,00/caixa, valor quase 17% menor que o vigente há 30 dias e na maior parte de abril.

Isso, claro, é consequência do descasamento entre oferta e demanda, processo natural nos períodos pós-Quaresma. Desta vez, porém, o setor enfrenta uma série de agravantes.
De um lado – o da produção – o volume ofertado, tudo indica, vem sendo superior ao de meses anteriores devido à mudança de Estação. Porque, a despeito dos dias mais curtos, o Outono está sendo caracterizados por temperaturas mais amenas, responsáveis por significativo aumento da produtividade.

Mas o maior problema do setor está relacionado ao calendário. Porque, ao mesmo tempo em que “feriadões” (como a da Semana Santa) afetam o consumo no curto e médio prazos, Dias das Mães como o atual (logo no oitavo dia do mês, o mais “precoce” de todos) reprimem o deslanche antecipado do consumo. Resultado: às vésperas de uma das datas mais importantes do ano para o comércio (em especial o de alimentos), o ovo continua se deparando com um mercado extremamente frágil.

É provável que neste e nos próximos dias essa fragilidade sofra redução. Mas o reequilíbrio entre oferta e demanda só será alcançado com um rigoroso descarte de galinhas mais velhas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário